Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2104
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo comparativo entre métodos de diagnóstico da Leishmaniose Visceral em cães procedentes de Araguaína Tocantins.
Autor: Sales, Celina Fernandes 
Primeiro orientador: Campos, Dulcinea Maria Barbosa
Primeiro membro da banca: Pereira, Gisner Alves de Souza
Segundo membro da banca: Aquino, Gilberto Lucio Benedito de
Resumo: A leishmaniose visceral é uma zoonose típica de áreas tropicais, dependente da tríade: hospedeiro (homem), vetor (flebotomíneo) e reservatório (cão e animais silvestres). Nos países do novo mundo o protozoário responsável pela infecção é Leishmania chagasi. No Brasil, até o presente momento, os surtos da doença estão associados à presença de cães soropositivos e em várias regiões geográficas a epidemia canina precedeu a humana. Lutzomya longipalpis é o principal vetor, possui ampla distribuição geográfica no novo mundo, sendo apontado como o principal responsável pela persistência da doença em várias áreas tropicais e neotropicais do planeta. O Brasil é responsável por 90% dos casos ocorridos na América Latina e a região Nordeste do país registra os maiores índices da infecção seguida pela região Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Sul, respectivamente. Era considerada uma enfermidade de caráter eminentemente rural e, mais recentemente, vem se expandindo para as áreas urbanas de médio e grande porte. O estado do Tocantins destaca-se como um dos maiores responsáveis pelo aumento das estatísticas envolvendo a leishmaniose visceral humana na região Norte do Brasil. Araguaína é responsável por aproximadamente 50% dos casos de leishmaniose visceral humana notificados anualmente no Tocantins, e ainda detém o maior número de notificações de leishmaniose visceral canina do Estado. Para o efetivo controle do reservatório canino é preciso haver acurácia no diagnóstico. O diagnóstico laboratorial desta enfermidade continua sendo um desafio. Observa-se um amplo espectro clínico da doença, tanto em humanos, como em animais e segundo alguns autores este fato é responsabilizado, em parte, por dificuldades no diagnóstico laboratorial. Por esta razão, propôs-se avaliar o emprego dos métodos: Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), Teste Rápido (DPP®), Imunohistoquímica (IH), Imunoensaio Enzimático (ELISA) e Coloração pela Hematoxilina Eosina (HE) em 20 amostras de soro e de linfonodos de cães, considerados positivos para leishmaniose visceral canina, que seguiram para eutanásia no Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína em 2009. Foram encontrados 100% de positividade através da RIFI, 95% tanto por DPP®, como por PCR, 90% por ELISA, e 25%, em cada um dos testes IH e HE. Com o objetivo de realizar um estudo comparativo entre os testes, empregou-se o método Kappa de Cohen. Melhores resultados de concordância foram observados quando se comparou ELISA com DPP® obtendo índice Kappa (0,643) considerado bom, conforme parâmetros sugeridos por Landis & Koch (1977). Os resultados obtidos através do presente trabalho, permitem propor o emprego do teste rápido DPP® em inquérito soroepidemiológico canino tendo em vista sua praticidade e facilidade de execução quando se compara com o ELISA.
Palavras-chave: Leishamionse visceral canina
diagnóstico
sorológico
parasitológico
molecular
Leishmaniasis canine visceral
diagnosis
serological
parasitological
molecular
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Tecnologia Farmacêutica
Citação: SALES, Celina Fernandes. Estudo comparativo entre métodos de diagnóstico da Leishmaniose Visceral em cães procedentes de Araguaína Tocantins.. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2104
Data de defesa: 29-Out-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Tecnologia Farmacêutica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELINA FERNANDES SALES.pdf6,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.