Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2109
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA QUÍMICA DO ESTADO DE GOIÁS
Autor: Lousa, Aparecida Gomes dos Santos 
Primeiro orientador: Napolitano, Hamilton Barbosa
Primeiro membro da banca: Duarte, Arédio Teixeira
Segundo membro da banca: Lariucci, Carlito
Resumo: Esta dissertação coloca em pauta a estratégia de inovação na Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO) e faz uma proposta de crescimento por meio da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Biotecnologia Molecular. A criação de parcerias do tipo Empresa/Governo/Universidade está inclusa na proposta de viabilidade do laboratório de PD&I em Biotecnologia Molecular na indústria farmacêutica. Tendo como preceitos a relação de interdependência das áreas dentro de uma estrutura organizacional, é apresentada uma estratégia para implantação do laboratório de PD&I em Biotecnologia Molecular, contemplando a pesquisa para medicamentos novos e/ou inovadores. Utiliza-se como referencial teórico a lei da inovação, normas e resoluções e literaturas envolvidas, artigos científicos relacionados ao cenário da inovação no mundo e literaturas farmacêuticas e administrativas. Por se tratar de um mestrado profissional, esta dissertação buscou a oportunidade de propor uma solução para um problema encontrado no ambiente profissional da IQUEGO, objetivando torná-la adaptável à realidade da empresa. A partir de uma estrutura de desmembramento do trabalho foi possível modelar o processo de pesquisa em sete macroetapas, abrangendo desde a evolução das Teorias administrativas pela inovação organizacional até a identificação de uma oportunidade de crescimento através da PD&I em Biotecnologia Molecular. O trabalho finaliza com a estruturação de um Laboratório de PD&I em Biotecnologia Molecular. O modelo proposto busca servir de inspiração para a gestão do processo e implantação do Laboratório de PD&I em Biotecnologia Molecular na IQUEGO.
Abstract: This dissertation discusses about strategy of innovation to the Chemical Industry of the State of Goiás (IQUEGO) and suggests an improvement proposal through Research, Development and Innovation (RD&I) in Molecular Biotechnology. The creation of Government/Company/University partnership is included in the viability proposal of RD&I. The Molecular Biotechnology Laboratory implantation strategy is presented based on the concepts of interdependent collaborative departments of an organizational structure, which will focus on new and/or innovator drug research. The innovation law, standards and resolutions, innovation related scientific papers, pharmaceutical and administrative literature were used as theoretical references. As it concerns a professional master degree, this dissertation tries to find a solution for IQUEGO´s professional environment. The process of research could be identified in seven stages, ranging from the evolution of administrative theories though organizational innovation to the identification of an opportunity to improve through RD&I in Molecular Biotechnology. The research ends structuring a Molecular Biotechnology Laboratory. The proposed model intends to inspire managing toward implantation process of RD&I through Molecular Biotechnology Laboratory at the IQUEGO.
Palavras-chave: estratégia de inovação
desenvolvimento
inovação tecnológica
innovation strategy
development
technology innovation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Tecnologia Farmacêutica
Citação: LOUSA, Aparecida Gomes dos Santos. ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA QUÍMICA DO ESTADO DE GOIÁS. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2109
Data de defesa: 19-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Tecnologia Farmacêutica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aparecida Gomes dos Santos Lousa.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.