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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Francisco Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3939794517783757por
dc.contributor.advisor1Brenner, Eliane Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781744T7por
dc.contributor.referee1Macêdo, Kátia Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781842A0por
dc.contributor.referee2Duarte, Arédio Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722187114183697por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:29:35Z-
dc.date.available2010-03-17-
dc.date.issued2009-09-22-
dc.identifier.citationLIRA, Francisco Alves de. AVANÇOS DO ENDOMARKETING NA CIENTIFICA FARMACÊUTICA - CIFARMA. 2009. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2117-
dc.description.resumoReestruturar e qualificar a comunicação interna é o caminho certo para levar os colaboradores internos a compartilhar os objetivos da organização e fazê-los caminhar para um nivel de satisfação desejável, para atingir bons resultados. O objetivo geral da dissertação que se apresenta foi investigar se a CIFARMA, situada em Goiânia - Goiás adota uma estratégia de gestão pautada na promoção de ações referentes a programas de endomarketing. Buscou-se avaliar se a aplicação da filosofia de endomarketing na organização está sendo, de fato, uma ferramenta capaz de elevar a sua capacidade competitiva e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da comunicação interna. Esta pesquisa constitui-se de um estudo de caso, apoiando-se na aplicação de um questionário aplicado ao diretor geral e gerente de gestão de pessoas, e 19 colaboradores da base operacional. Constatouse, através das respostas, o posicionamento da gerência em relação ao assunto endomarketing no segmento farmacêutico, sendo destacado o reconhecimento da valorização dos profissionais e que a informação sobre todos os aspectos inerentes à organização é condição fundamental para que haja comprometimento, desenvolvimento e produtividade. Pôde-se conhecer o perfil dos colaboradores e identificar os tipos de ações desenvolvidas pela organização que propiciam uma boa relação interpessoal e engajamento dos colaboradores. Os dados revelaram que a organização obteve melhorias significativas na comunicação interna, transformando em vantagens competitivas, tanto que as ações desenvolvidas na visão dos pesquisados colocaram a organização como séria, respeitada, proporcionando um bom relacionamento e diálogo com os superiores.por
dc.description.abstractRestructuring and qualifying internal conversation is the right way to take the internal workers to share the organization objectives and make them go towards satisfying levels, to achieve good results. The general goal of the dissertation presented was to investigate if CIFARMA, in the city of Goiania, Goiás, adopts a leadership strategy based on advertising actions referring to endomarketing programs. The applying of endomarketing philosophy was sought in the organization and is being, in fact, a tool able to elevate its competitive ability and, at the same time, improve its internal communication quality. This research is made up of a situation study, based on the application of a questionnaire applied by the general principal and people´s head manager and 19 workers from the operational base. The responses showed that the manager s position related to the endomarketing subject in pharmaceutical area, the acknowledgement of the professional values stood out and the information on all aspects connecting to the organization is a fundamental condition to having commitment, development and productivity. The workers characteristics can be known and their kinds of developed actions identified by the organization which offers a good interpersonal relationship and involvement of the workers. The information reveals that the organization achieved significant improvements in the internal communication, changing into competitive advantages, so that the developed actions in the sight of the researchers, placing the organization as serious and respectful, offering good relationship and dialogue with the superior ones.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:29:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco Alves de Lira.pdf: 572022 bytes, checksum: 4d29248d9400f8fd7b8e7ede46eb22fd (MD5) Previous issue date: 2009-09-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7525/Francisco%20Alves%20de%20Lira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programTecnologia Farmacêuticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectColaboradorespor
dc.subjectEndomarketingpor
dc.subjectIndústria Farmacêuticapor
dc.subjectWorkerseng
dc.subjectEndomarketingeng
dc.subjectPharmaceutical Industryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApor
dc.titleAVANÇOS DO ENDOMARKETING NA CIENTIFICA FARMACÊUTICA - CIFARMApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Tecnologia Farmacêutica

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