Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2139
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTUDO DE CASO DAS UNIDADES DEMONSTRATIVAS DO GOVERNO FEDERAL PARA PRODUÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE EM SERRA DA MESA - GO.
Autor: Silveira Filho, Paulo Roberto 
Primeiro orientador: Maia, Tule César Barcelos
Primeiro membro da banca: Pádua, Delma Machado Cantisani
Segundo membro da banca: Oliveira, Raquel Priscila de Castro
Resumo: A região de influência do Reservatório de Serra da Mesa (maior reservatório da América Latina em volume de água localizado no norte de Goiás), através de parceria realizada entre o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa juntamente com o Ministério da Pesca e Aquicultura, recebeu um projeto de Unidades Demonstrativas de Criação de Peixes em Tanques-Rede, com o objetivo de capacitar mão-de-obra de população ribeirinha, pequenos produtores e integrantes do movimento dos atingidos por barragens nesta atividade em questão. O projeto foi desenvolvido em três municípios lindeiros: Uruaçu (Novembro a Junho de 2005); Minaçu (Janeiro a Julho de 2008); Niquelândia (Março a Setembro de 2008). Os capacitandos do projeto, 40 por município, participaram de cursos teóricos sobre: Piscicultura, Associativismo e Cooperativismo; Administração e Gerenciamento; Comercialização e Marketing. Foram utilizados alevinos de tilápia-do-nilo, revertidos sexualmente para machos. Realizavam-se biometrias semanais, enquanto o arraçoamento foi feito com ração comercial contendo três diferentes níveis de proteína bruta farelada 42%, extrusada 36% e 32%. Utilizaram-se tanques-rede de 6m3 de volume útil, de ferro galvanizado e tela em arame galvanizado revestido com pvc de alta aderência. Utilizaram-se bolsões de alevinagem, confeccionados em tela de nylon de multifilamento, durante a primeira fase do projeto. Foram acompanhados somente a temperatura da água (oC) e a quantidade de oxigênio dissolvido (mg/l). A despesca foi realizada ao final do projeto, sendo os peixes abatidos por choque térmico. Todo o pescado produzido, com exceção de uma pequena quantidade destinada à festivais de peixe e cursos de processamento do pescado, foi doado à entidades de cunho social. A temperatura média encontrada (26 + 2oC) esteve dentro do conforto térmico para a tilápia-do-nilo (PÁDUA, 2001). A sobrevivência na primeira fase, foi considerada baixa devido ao grande número de peixes que escapavam pelas telas dos bolsões que eram roídas por peixes nativos. A segunda e a terceira fase foram marcadas por sobrevivência acima dos 90%, e conversão alimentar entre 1,4 e 1,8. O peso médio final obtido, ao final dos seis meses, superou as expectativas, variando entre 748,50 gramas a 970,38 gramas. Como uma primeira experiência acompanhada na região, visualizou-se um grande potencial para a exploração da atividade, que pode vir a transformar a economia local, sendo possível projetar um futuro promissor na região, que pode se tornar um pólo piscícola nacional.
Abstract: The social policies inclusion practiced in Brazil, mainly the directed to the agricultural sector, have intensified in recent years. With the creation of the Ministry of Fisheries and Aquaculture, both the aquaculture and fishing sector received incentives very important for the structuring of them. The region of influence of the Serra da Mesa Reservoir (largest reservoir of Latin America by volume of water located in the north of Goiás), by a partnership between the Intermunicipal Consortium for Integrated Development of Serra da Mesa and the Ministry of Fisheries and Aquaculture, received a Project named: Demonstration Units of Fish Farming in cages, with the goal of training manpower for local population, small farmers and members of the movement of people affected by dams in this activity in question. This study aims to evaluate the design of the Federal Government for social integration of coastal communities through the activity of raising fish in cages, comparing the results obtained in three counties bordering the Serra da Mesa Reservoir.
Palavras-chave: capacitação
engorda
sistema intensivo
tilápia
cages
Serra da Mesa
viability
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA::AQUICULTURA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Tecnologia em Aquicultura Continental
Citação: SILVEIRA FILHO, Paulo Roberto. ESTUDO DE CASO DAS UNIDADES DEMONSTRATIVAS DO GOVERNO FEDERAL PARA PRODUÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE EM SERRA DA MESA - GO.. 2011. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2139
Data de defesa: 15-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Tecnologia em Aquicultura Continental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO ROBERTO SILVEIRA FILHO.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.