Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2147
Tipo do documento: Dissertação
Título: AQÜICULTURA FAMILIAR COMO ALTERNATIVA DE EMPREGO E RENDA, EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE AQUICULTURA E PESCA DE ITUMBIARA (GO)
Autor: Cabral Neto, Francisco 
Primeiro orientador: Castro, Sérgio Duarte de
Primeiro membro da banca: Maia, Tule César Barcelos
Segundo membro da banca: Leite, Tasso de Sousa
Resumo: O trabalho trata do potencial e as perspectivas de soluções cooperativas, baseadas em estratégias de agregação de valor, para o desenvolvimento da aquicultura familiar, a partir de um estudo do caso da Associação de Aqüicultura e Pesca de Itumbiara-Go (API). Avalia-se a experiência de criação e desenvolvimento da API, que tem como estratégia chave a verticalização da produção dos piscicultores associados, verificando seus avanços e fragilidades. Discute-se, ainda, a sustentabilidade da experiência, tendo em vista a baixa capacidade de sobrevida que, em geral, as agroindústrias familiares geridas através de arranjos coletivos têm demonstrado.
Abstract: The work deals with the potential and prospects for cooperative solutions based on strategies to add value to the development of family aquaculture, as a case study of the Association of Aquaculture and Fisheries of Itumbiara-Go (API). We analyze the experience of creation and development of the API, which has as its key strategy to vertically integrate production of the farmers involved, checking their progress and weaknesses. It discusses also the sustainability of the experience, in view of the low capacity of survival that, in general, the aquaculture family managed through collective arrangements have demonstrated.
Palavras-chave: Aquicultura
Sustentabilidade
Agroindústria
Empresa familiar
Pescado
Desenvolvimento local
Itumbiara
Pesca
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA::AQUICULTURA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Tecnologia em Aquicultura Continental
Citação: CABRAL NETO, Francisco. AQÜICULTURA FAMILIAR COMO ALTERNATIVA DE EMPREGO E RENDA, EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE AQUICULTURA E PESCA DE ITUMBIARA (GO). 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2147
Data de defesa: 30-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Tecnologia em Aquicultura Continental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO CABRAL NETO.pdf29,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.