Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2170
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR E VIOLÊNCIA: DEMANDAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
Autor: Rodrigues, Maria Luiza da Costa 
Primeiro orientador: Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
Primeiro membro da banca: Miguel, Walderez Loureiro
Segundo membro da banca: Rocha, Maria José Pereira
Resumo: Esta dissertação aborda a educação escolar e a violência, em especial, no espaço escolar como categoria histórica, redimensionada, sobretudo, nas últimas décadas do século XX. Para atingir o foco do estudo, primeiramente faz-se um breve histórico sobre o processo educacional, observando seus avanços e retrocessos até chegar aos dias atuais. Neste trabalho há o reconhecimento da violência como uma questão estrutural, expressão da contradição capital-trabalho-Estado, na perspectiva de que a desigualdade social é um campo profícuo para as diversas formas de manifestação da violência. Neste contexto, a escola, como instituição de ensino, reproduz as relações contraditórias presentes nas demais instâncias sociais. A pesquisa quanti-qualitativa visa, também, analisar como o profissional de Serviço Social posiciona-se no tocante a essa questão e, ainda, o papel do Estado nesse processo. O presente estudo objetiva investigar a configuração da violência histórica e estrutural no espaço escolar, como uma das expressões da questão social e como ela é tratada pelos sujeitos da pesquisa. Como objetivos específicos, busca apreender as situações de violência no espaço do Colégio Estadual Parque Amazônia em Goiânia Goiás, conhecer as estratégias utilizadas no enfrentamento das situações de violência, analisar o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social referente à violência escolar, Identificar o instrumental teórico-metodológico que o Serviço Social disponibiliza para a atuação da sua profissional no contexto das escolas.
Palavras-chave: educação
violência
violência escolar e Serviço Social
education
violence
school violence and Social Services
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Serviço Social
Citação: RODRIGUES, Maria Luiza da Costa. EDUCAÇÃO ESCOLAR E VIOLÊNCIA: DEMANDAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2170
Data de defesa: 21-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUIZA DA COSTA RODRIGUES NUNES.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.