Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Maria Luiza da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3586956950355980por
dc.contributor.advisor1Machado, Maria Conceição Sarmento Padial-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819por
dc.contributor.referee1Miguel, Walderez Loureiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213T6por
dc.contributor.referee2Rocha, Maria José Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:32:09Z-
dc.date.available2014-02-26-
dc.date.issued2013-05-21-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Luiza da Costa. EDUCAÇÃO ESCOLAR E VIOLÊNCIA: DEMANDAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2170-
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a educação escolar e a violência, em especial, no espaço escolar como categoria histórica, redimensionada, sobretudo, nas últimas décadas do século XX. Para atingir o foco do estudo, primeiramente faz-se um breve histórico sobre o processo educacional, observando seus avanços e retrocessos até chegar aos dias atuais. Neste trabalho há o reconhecimento da violência como uma questão estrutural, expressão da contradição capital-trabalho-Estado, na perspectiva de que a desigualdade social é um campo profícuo para as diversas formas de manifestação da violência. Neste contexto, a escola, como instituição de ensino, reproduz as relações contraditórias presentes nas demais instâncias sociais. A pesquisa quanti-qualitativa visa, também, analisar como o profissional de Serviço Social posiciona-se no tocante a essa questão e, ainda, o papel do Estado nesse processo. O presente estudo objetiva investigar a configuração da violência histórica e estrutural no espaço escolar, como uma das expressões da questão social e como ela é tratada pelos sujeitos da pesquisa. Como objetivos específicos, busca apreender as situações de violência no espaço do Colégio Estadual Parque Amazônia em Goiânia Goiás, conhecer as estratégias utilizadas no enfrentamento das situações de violência, analisar o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social referente à violência escolar, Identificar o instrumental teórico-metodológico que o Serviço Social disponibiliza para a atuação da sua profissional no contexto das escolas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA LUIZA DA COSTA RODRIGUES NUNES.pdf: 1088059 bytes, checksum: 6790e1b921d59797a95520560b342ba9 (MD5) Previous issue date: 2013-05-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8005/MARIA%20LUIZA%20DA%20COSTA%20RODRIGUES%20NUNES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programServiço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectviolênciapor
dc.subjectviolência escolar e Serviço Socialpor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectviolenceeng
dc.subjectschool violence and Social Serviceseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleEDUCAÇÃO ESCOLAR E VIOLÊNCIA: DEMANDAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUIZA DA COSTA RODRIGUES NUNES.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.