Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2179
Tipo do documento: Dissertação
Título: TRABALHO TEMPORÁRIO: BÓIAS-FRIAS NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS-GO.
Autor: Oliveira, Anesino Cardoso de 
Primeiro orientador: Moraes, Lúcia Maria
Primeiro membro da banca: Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
Segundo membro da banca: Araújo, Alexandre Martins de
Resumo: A presente dissertação de mestrado visa explicitar as condições de trabalho em que se encontra os trabalhadores temporários bóias-frias na agroindústria canavieira no município de Inhumas no interior de Goiás. Processo esse de expropriação/ exploração-dominação e exclusão de milhares de trabalhadores canavieiros trabalhando por produção/metros, fato este também vivenciado pela família do autor, que foram migrantes de Santa Maria da Vitória da Bahia para Goiás, que será descrito ao longo dessa dissertação. Após revisões bibliográficas verifica-se que a inserção da tecnologia no setor canavieiro no contexto da lógica capitalista, não tem resultado em expressivas melhorias para os cortadores de cana, ao contrário, constatou-se a elevação da exploração dos trabalhadores, necessária para o aumento cada vez maior dos lucros. O resultado é o desemprego de grande número de trabalhadores e, portanto, a crescente precariedade do trabalho, ausentes das condições mínimas de vida, por ex., saúde, educação, segurança, habitação e trabalho diário, expressando assim, fome, violência e rebaixamento dos salários. Mesmo aqueles trabalhadores que conseguem permanecer no canavial restam-lhes o trabalho precarizado, afetando diretamente suas perspectivas no que diz respeito à melhoria na condição de vida, educação e forma de trabalho. O trabalhador canavieiro, após uma longa e exaustiva jornada de trabalho diária, não mais consegue encontrar condições físicas e mentais para freqüentar regularmente uma sala de aula, aqueles poucos que, com muito esforço buscam o estudo, não conseguem ir muito longe. O que se vê é contraditório na maioria das usinas, desenvolvimento sim, mas à custa dos cortadores de cana migrantes do norte e nordeste brasileiro que se encontram na Centroálcool, trabalhando por produção/metros na extração do mais valor.
Palavras-chave: Bóia-Fria
Trabalho Rural
Agroindústria Canavieira
Inhumas-GO
Cold - buoy
Rural work
Sugar Cane
Inhumas-GO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Serviço Social
Citação: OLIVEIRA, Anesino Cardoso de. TRABALHO TEMPORÁRIO: BÓIAS-FRIAS NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS-GO.. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2179
Data de defesa: 1-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anesino Cardoso de Oliveira.pdf15,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.