Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2203
Tipo do documento: Dissertação
Título: A RELAÇÃO ENTRE DIREITO À SAÚDE DO TRABALHADOR PÚBLICO ESTADUAL DE GOIÁS E A REDEFINIÇÃO DAS FUNÇÕES DO ESTADO EM UM CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO DA ORDEM DO CAPITAL.
Autor: Silva, Edel Maria de Lima e 
Primeiro orientador: Faria, Sandra de
Primeiro membro da banca: Sousa, Darci Roldão de Carvalho
Segundo membro da banca: Pereira, Milca Severino
Resumo: A investigação e a dissertação sobre o direito à saúde dos trabalhadores no serviço público estatal de Goiás tiveram, como ponto de partida, os pressupostos de que a história é um processo dialético, o real é simultaneamente unidade e totalidade, cada fenômeno é sempre resultante de múltiplas determinações e os acontecimentos estão sempre articulados e se desenvolvem pela prática, sempre histórica e social. Considerando o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) como condição e unidade da pesquisa concreta e objetiva em que se desenvolveram os processos, as relações e tensões analisadas, a pesquisa recaiu sobre o exame do direito à saúde dos trabalhadores no serviço público em Goiás e as redefinições das funções do Estado na execução da política de saúde. Neste estudo, buscou-se analisar essa relação em uma perspectiva de direito social, em um contexto de reestruturação do capital. Os resultados obtidos no processo investigativo demonstram que a origem e a funcionalidade do Ipasgo são demarcadas por um contexto de redefinições do Estado, em uma perspectiva de racionalização da gestão pública. Sua história abrange um processo de longo alcance e mudanças no padrão de desenvolvimento socioeconômico e político do país e do estado, com as alterações verificadas na relação entre Estado e sociedade civil, na configuração dos direitos sociais e das políticas de saúde e na ascensão do ideário neoliberal.
Abstract: The investigation and dissertation on the worker´s right to health in the estatal public service of Goiás considered, as a starting point, assumed history as a dialectic process where the real is, simultaneously, unit and totality, where each phenomenon is always a result of multiple determinations and the incidents are always articulated within themselves and are developed through the practice, always being historical and social. Considering the Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, Ipasgo as the condition and the objective and concrete research unit where the processes were developed, the relations and tensions analyzed, the research was concentrated on the worker´s right to health in the estatal public service of Goiás and also the redefinitions of the state functions to implement the health policy. In this survey, it was analysed this relation in a social perspective, in a context of capital restructure. The results from the investigative process show us that the origin and functionality of Ipasgo are outlined by a state redefinition context, in a public management rationalization perspective. Its history embraces long run process and socioeconomic and political development standard modifications not only in the State but also in the country, with the verified modifications in the relation between state and civil society, with the social rights and health policy and in the increasing of the neoliberal ideas.
Palavras-chave: capitalismo
economia
Estado
saúde
capitalism
economy
State
health
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Serviço Social
Citação: SILVA, Edel Maria de Lima e. A RELAÇÃO ENTRE DIREITO À SAÚDE DO TRABALHADOR PÚBLICO ESTADUAL DE GOIÁS E A REDEFINIÇÃO DAS FUNÇÕES DO ESTADO EM UM CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO DA ORDEM DO CAPITAL.. 2014. 240 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2203
Data de defesa: 22-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDEL MARIA DE LIMA E SILVA.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.