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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2204
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
Autor: | Garcia, Rosangela Maria da Costa |
Primeiro orientador: | Rocha, Maria José Pereira |
Primeiro membro da banca: | Soares, Ana Carolina Eiras Coelho |
Segundo membro da banca: | Lacerda, Constantina Ana Guerreiro |
Resumo: | As relações de gênero e as violências envolvidas pelas designações de poder são temas de primeira ordem para compreender o processo social, pois referem-se a assuntos intrincados que afetam diretamente o desenvolvimento social e o sistema educativo. Desse modo, a escola torna-se responsável pelo processo de socialização de gênero, assim como a família. No entanto, para aprofundar essa abordagem, importa o modo como se concebe e se inter-relacionam-se as categorias gênero e violência em seu constante processo de modificação. Diante disso, surgem novas formas de violências, entre elas, a violência escolar e o bullying escolar, que se diferenciam pela repetição e o modo de tortura da vítima. A escola, por sua vez, reproduz ações de caráter sexistas, estereotipadas e conservadoras, que acabam por validar determinados comportamentos que propagam o racismo, a intolerância, a discriminação, o preconceito, a homofobia, marcando, assim, os lugares de meninas e meninos. Para isso, foram analisadas pesquisas de instituições renomadas a fim de extrair informações acerca da realidade contemporânea. Os dados encontrados sinalizam para a necessidade de a escola problematizar o conceito de gênero, com propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar, e intervir, de maneira mais eficaz, na promoção de uma escola sem violência e com equidade de gênero. Além disso, fica evidente na literatura científica a dificuldade de apresentar propostas de conhecimento, definição e combate ao bullying, demonstrando, assim, a obrigação de inúmeros profissionais atuarem na criação de estratégias e políticas sociais que venham amenizar a violência envolvendo questões sociais de gênero e bullying escolar. |
Abstract: | Gender relations and violence involved by power designations are first-order issues to understand the social process because they relate to intricate issues that directly affect social development and the education system. In this way, the school becomes responsible for gender socialization process, as well as family. However, to further this approach, it is the way it is conceived and interrelate the categories gender and violence in their constant modification process. Therefore, there are new forms of violence, including, school violence and school bullying, which differ by repetition and the victims of torture so. The school, in turn, plays character actions sexist, stereotypical and conservative who ultimately validate certain behaviors that propagate racism, intolerance, discrimination, prejudice, homophobia, marking thus the places of girls and boys. For this, they analyzed renowned research institutions in order to extract information about the contemporary reality. The findings point to the need for the school to problematize the concept of gender with regard to value the multiple subjectivities constituents in the school environment, and intervene more effectively in promoting a school without violence and gender equity. In addition, it is evident in the scientific literature the difficulty of presenting proposals for knowledge, definition and combat bullying, demonstrating thus the obligation to act in numerous professional creation strategies and social policies that will mitigate violence involving social issues of gender and bullying school. |
Palavras-chave: | Bullying Escolar Gênero Violência Escolar Educação Bullying School Gender School violence Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Serviço Social |
Citação: | GARCIA, Rosangela Maria da Costa. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204 |
Data de defesa: | 25-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ROSANGELA MARIA DA COSTA GARCIA.pdf | 772,97 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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