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Tipo do documento: Dissertação
Título: INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS (PROEJA) NO IFG - GOIÂNIA: A PRECARIEDADE DE UMA PROPOSTA DE ESCOLARIZAÇÃO TARDIA.
Autor: Costa, Marina Burjack da 
Primeiro orientador: Silva, Maisa Miralva da
Primeiro membro da banca: Alves, Glaúcia Lelis
Segundo membro da banca: Neves, Denise Carmen de Andrade
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de análise a integração do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), no câmpus de Goiânia. O início dessa modalidade ocorreu em 2006, por meio do curso de técnico em alimentação, hoje chamado de técnico em cozinha. O Proeja nesse câmpus conta com mais dois cursos, o técnico em informática e técnico em transporte rodoviário. A pesquisa foi de natureza teórico empírica. Para o levantamento de dados foram entrevistados os estudantes dos três cursos, as egressas do técnico em cozinha, os técnicos administrativos e professores que atuam no Programa, bem como os gestores da instituição. Os problemas, referentes ao Programa, elencados por meio da pesquisa, passam pela forma com que os cursos são implantados, a resistência dos profissionais em lidarem com a modalidade, além das próprias dificuldades inerentes ao público do Proeja, dentre as quais, o longo tempo que ficaram sem estudar, a heterogeneidade de idade e perfis de pessoas dentro da sala de aula, a dificuldade de aprendizagem e entre outros fatores. O grande desafio posto ao Programa é se estabelecer enquanto política pública dentro do IFG, sendo capaz de se consolidar e garantir o ensino público e de qualidade. A pesquisa mostra que os estudantes do Proeja passaram pela negação constante de direitos ao longo de suas vidas, o que explica as várias expressões da questão social no cotidiano deles. São traços comuns entre os estudantes a busca pela melhoria de condições de trabalho e o aumento do salário, muitos não pretendem parar os estudos no ensino técnico e buscam se preparar para o curso de nível superior. Apesar de, em tese, se tornarem com os cursos, mais qualificados, ao se formarem, não têm garantias de alcançar melhores empregos e salários, pois a lógica da exploração capitalista sobrepõe-se na sociedade burguesa, onde sempre haverá uma parcela significativa de trabalhadores que não conseguirá vender a sua força de trabalho. Assim, seguem reproduzindo a perpetuação do desemprego, subemprego e de baixos salários, realidade que afeta a maioria dos participantes do Programa, principalmente porque já vivenciaram as diversas expressões da questão social e, também, pela baixa qualidade da educação do Proeja. fatores que, combinados, têm pouca influência na empregabilidade dos seus participantes.
Abstract: This dissertation has as object of analyses the integration of the NATIONAL PROGRAM OF INTEGRATION OF PROFESSIONAL EDUCATION with the BASIC EDUCATION, in the YOUTH AND ADULT MODALITY (Proeja), in the campus of Goiânia. The beginning of modality began in 2006, through a technical course in nourishment, nowadays called technical in kitchen. Proeja, in this campus has two more courses, technical in computers and technical in road transport. It was a theoretical empirical nature survey. For data collection pupils from all three courses were interviewed, the discharged from the technical in kitchen, the administrative technical and professors who work in the Program, as well as the managers of the institution. The problems, related to the Program, listed through the survey, go through the way the courses are deployed, the resistance of the professionals to deal with the modalities, besides the difficulties inherent to the public of Proeja which are the time without studying, heterogeneity of age and the people profile in the classroom, the difficulty of learning, among other factors. The biggest challenge imposed to the Program is to establish as public policy inside the IFG, being able to consolidate and guaranty the public education and quality. The survey shows that the pupils of Proeja go through denial of various rights throughout their lives, which explains the expressions of social issues in their everyday life. The search for a better work condition and a salary increase are ordinary characteristics among students, many of them do not intend to stop their studies in technical education and they seek for university. In spite of being formally qualified, once they are graduated they have no guaranty of reaching better employments and salaries, because the logic of the capitalist exploration overrides in the bourgeois society, where there will always be a significant portion of workers that will not be able to send their labor force. Therefore, it keeps reproducing the perpetuation of unemployment, underemployment and low salaries, reality that affects the majority of the participants; mainly because they already live several expressions of social issue and also for the low quality of education of Proeja, factors that combined, have a little influence in the employability of its participants.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Trabalho
Direitos
Política Pública
Educação Profissional
Youth and Adult Education
Work
Rights
Public Policy
Professional Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Serviço Social
Citação: COSTA, Marina Burjack da. INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS (PROEJA) NO IFG - GOIÂNIA: A PRECARIEDADE DE UMA PROPOSTA DE ESCOLARIZAÇÃO TARDIA.. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2205
Data de defesa: 22-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

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