Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josiane Emilia da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664126479418951por
dc.contributor.advisor1Faria, Sandra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164952256319056por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Eleusa Bilemjian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401490936692419por
dc.contributor.referee2Sousa, Sônia Margarida Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:32:31Z-
dc.date.available2012-01-18-
dc.date.issued2009-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Josiane Emilia da. A INSERÇÃO DA MULHER JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS CONEXÕES COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2219-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado da investigação sobre a inserção da mulher jovem no mundo do trabalho e suas conexões com o processo da formação profissional. Para apreender as mediações contraditórias das dificuldades de inserção no mundo do trabalho, foram realizados estudos, pesquisa de campo com as adolescentes e jovens estudantes dos cursos informática e cidadania e pré-universitário e cidadania da Casa da Juventude Pe. Burnier, um instituto de formação, assessoria e pesquisa em assuntos de juventude, que oferece formação profissional para adolescentes e jovens de 14 a 29 anos na grande Goiânia, preparando-os para ingressarem no mundo do trabalho. O público atendido são adolescentes e jovens moradores da grande Goiânia, oriundos de escola pública e pertencentes a famílias de baixa renda. Para a pesquisa, fezse um recorte no gênero feminino na faixa etária entre 15 e 24 anos, analisando 35 fichas de inscrição de alunas participantes dos cursos Informática e Pré- Universitário, e entrevista com 25 alunas. Após análise dos dados coletados das fichas de inscrição aos cursos, foram identificadas e sistematizadas as informações sobre o perfil econômico e sociocultural das alunas. Percebeu-se que existe semelhança nas dificuldades de inserção no espaço laboral, entre as alunas das duas atividades. O desdobramento da pesquisa a partir da análise das fichas de inscrição resultou na aplicação de grupo focal para, a partir dos temas elaborados, apreender o percurso das dificuldades, bem como as experiências das jovens para inserirem-se no mundo do trabalho. Neste estudo, busca-se de forma crítica e ética fazer um levantamento da inserção da mulher jovem no mundo do trabalho e dar visibilidade às reais condições do trabalho jovem no espaço laboral.por
dc.description.abstractThis work is the result of an investigation about the entrance of the young woman in the world of work and its connections with the professional education process. In order to see the contradictories mediations of the difficulties of entrance of the young woman in the world of work, some studies, field researches were done with teenagers and youngsters from the computer and citizenship and also the preparatory to enter in the university and citizenship courses, from Casa da Juventude Pe. Burnier (youth‟s house Priest Burnier), It‟s an institute of education, support and research in issues about youth, it offers professional education process to teenagers and youngsters from 14 to 29 years old from Goiania, preparing them to enter in the world of work. The people held by the institute are teenagers and youngsters from the border of Goiania. They come from the public schools and belong to low financing conditions‟ family. In this research, I focused on the female people from 15 to 24 years old, analyzing 35 questionnaires with students from computer and preparatory for college courses and interviewing with 25 students. After careful analysis of the data collected from the enrollment questioner to apply the courses, I identified and organized the information about the social-cultural and economic reality of the students. According to the information, it‟s possible to realize that there is a similar difficult to enter the labor space for the female students from both projects above mentioned. The consequence of this research from the analysis of the enrollment questionare, made me work with a focal group, to realize from the topics elaborated the percurse of the difficulties and the experiences of the girls to enter and face this world of work. This work, tries to in a critical e ethical way have an overview of the entrance of young women in the world of work and also tries to visualize the real conditions of the young people‟s work in the labor space.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSIANE EMILIA DA SILVA.pdf: 434848 bytes, checksum: 6a0da4948d96d7827b6aab934c1a800b (MD5) Previous issue date: 2009-11-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7485/JOSIANE%20EMILIA%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programServiço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.subjectmundo do trabalhopor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectworld of workeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleA INSERÇÃO DA MULHER JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS CONEXÕES COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIANE EMILIA DA SILVA.pdf424,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.