Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Antonio Carlos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325736128287537por
dc.contributor.advisor1Boaventura, Deusa Maria Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518779017675694por
dc.contributor.referee1Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee2Mello, Marcia Metran de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684676783995945por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:34:46Z-
dc.date.available2013-09-27-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonio Carlos de. PAINÉIS RELIGIOSOS EM GOIÂNIA: A ARTE DE WILSON JORGE.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2244-
dc.description.resumoEntre os temas que envolvem a arte, a questão da produção artística, valorizada e segregada nos templos católicos tem sido objeto de estudo de vários profissionais da arte e áreas afins. Entre as varias questões analisadas percebeu-se que a valorização da arte é ocasionada pela sua localização, isto é, quanto mais percebida pelo público, maior o entendimento da mensagem que o artista procurou transmitir. Sendo o mercado da arte o controlador do valor de uma obra artística, muitas vezes o acesso à arte torna-se restrito a poucos observadores. Ficando assim, para a maioria do público inacessível a apreciação de um trabalho artístico autêntico e de qualidade. A partir dessa problemática, o presente trabalho analisou o processo criativo das obras religiosas realizadas nos painéis visíveis nas paredes do templo católico pertencente à Paróquia São João Evangelista, situado na Praça Universitária, na cidade de Goiânia, Go, visível para apreciação do público em geral, neste templo está exposto o trabalho artístico produzido pelo pintor goiano Wilson Jorge. Assim sendo, enfatizou-se a análise dos principais painéis, tais como: a figura de Jesus Cristo no momento da Transfiguração e a imagem do apóstolo São João Evangelista . Para a realização desta análise, recorreu-se a pesquisa em livros que abordam essa temática, escritos por pesquisadores renomados, depoimento do pintor, fotografias e visita a campo. A partir dos dados e informações levantadas, foi possível revelar a iconografia e a iconologia existentes nos referidos painéis. Esse estudo revelou os principais aspectos artísticos da obra de arte religiosa produzida pelo artista, trabalho este, que possui objetivo específico, isto é, a orientação religiosa direcionada para todos os frequentadores desse espaço.por
dc.description.abstractAmong the topics involving art, the question of artistic production, valued and secreted in Catholic churches has been studied by various art professionals and related fields. Among the many issues discussed was realized that art appreciation is caused by its location, ie, the more perceived by the public, greater the understanding of the message that the artist sought to convey. Being the art market the controller of the value of an artistic work, very often the access to art works becomes restricted to a few observers. This way, for most of the people, the appreciation of an artwork with authentic quality becomes inaccessible. From this issue, this study analyzed the creative process of religious artworks performed on the panels visible on the walls of the temple belonging to the Catholic Parish St. John the Evangelist, located at the University Square, in Goiania-GO, available to the public appreciation . In that temple is exposed the artwork produced by painter George Wilson, a painter who gathers the recognition of this community. Thereafter, it was emphasized the analysis of the main panels, such as the figure of Jesus Christ at the moment of the "Transfiguration" and the image of the Apostle "Saint John the Evangelist". For the accomplishment of this analysis, it was used the researches in books that deal with this subject, written by renowned researchers, the testimony of the painter, photographs and field visits. Based on the data and information collected, it was possible to reveal the iconography and iconology existing behind those panels. This study revealed the main aspects of the artistic work of religious art produced by artist, this work, which has specific goal, ie the religious orientation directed to all visitors of that space.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:34:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA.pdf: 40525946 bytes, checksum: 7856d9a7d96da8b55828b12ef6baa8d7 (MD5) Previous issue date: 2012-12-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7729/ANTONIO%20CARLOS%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectobra de arte religiosapor
dc.subjectsegregaçãopor
dc.subjectanálise iconográfica e iconológicapor
dc.subjectwork of religious arteng
dc.subjectsegregationeng
dc.subjectand iconographic analysis and iconological analyseseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titlePAINÉIS RELIGIOSOS EM GOIÂNIA: A ARTE DE WILSON JORGE.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA.pdf39,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.