Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco Junior, Celso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011914740367721por
dc.contributor.advisor1Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:34:54Z-
dc.date.available2010-03-16-
dc.date.issued2009-12-18-
dc.identifier.citationPACHECO JUNIOR, Celso. O progresso pela viola: análise político ideológica da obra musical de Tonico e Tinoco durante a ditadura militar. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2257-
dc.description.resumoEste trabalho faz uma análise política e ideológica da sociedade brasileira durante a ditadura militar, tendo como fonte a obra musical de Tonico e Tinoco. Ao ouvir as canções da Dupla Coração do Brasil percebia que algumas tratavam do tema progresso de forma diferente de outras canções sertanejas, que o apresentava como elemento desestruturante da sociedade caipira, enquanto, que as canções de Tonico e Tinoco apresentavam o progresso como algo positivo para o desenvolvimento nacional. Constatando isso, parte-se da hipótese que as canções continham elementos da ideologia do governo militar que se instalou no Brasil a partir do golpe civil-militar de 1964. E que as canções ajudaram na divulgação e consolidação de ideologia militar pautada no discurso do progresso, da integração da nação e da segurança do país. O trabalho apoiou-se teoricamente na História Cultural que possibilitou utilizar a música como fonte histórica. O trabalho contempla também uma discussão sobre as origens do conceito progresso. Além disto, apresenta a visão mannheimeana de ideologia. A partir daí apresenta a ideologia do governo militar e a utopia da esquerda, tendo como pano de fundo, os movimentos de artistas de esquerda engajados e suas relações com a indústria cultural, seus veículos de comunicação em especial, o rádio. Por fim, o trabalho traz Tonico e Tinoco em suas vidas e obra. E termina, com as análises das canções da dupla, apresentando as considerações finais.por
dc.description.abstractThe present work aims to make both a political and ideological analysis of Brazilian society during Military Dictatorship and has the musical work of Tonico and Tinoco as its source. As I listened to the songs from the Dupla Coração do Brasil , I realized that some of them saw the theme progress differently from that seen by other country songs. They presented it as a non-structuring element of country society, whereas Tonico and Tinoco s songs consider progress to be positive for national development. Having that as evidence, we start from the hypothesis that the songs had elements from the ideology of the Military Government, which was established in Brazil as of the civil-military strike of 1964. Also, the songs contributed to consolidate the military ideology and make it known, based on progress, integration of the nation, and country security discourse. The work is theoretically supported on Cultural History, which makes it possible to use music as a historical source. The work also comprises discussion on the origins of the concept progress. Furthermore, it shows the manheimeana s view on ideology. Then, it presents the ideology of the military government and the utopy of the left party, having the engaged artistic Left movements and their relations to cultural industry and its means of communication, specifically the radio, as scenery. Next, this work points out Tonico and Tinoco s life and work. Finally, it brings analyses of songs of the mentioned duo as its final considerations.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:34:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CELSO PACHECO JUNIOR.pdf: 594461 bytes, checksum: be1aa3980879a1fc016130e47a9bfc66 (MD5) Previous issue date: 2009-12-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7818/CELSO%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica Sertanejapor
dc.subjectDitadura Militarpor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectProgressopor
dc.subjectCountry Musiceng
dc.subjectMilitary Dictatorshipeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectProgresseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO progresso pela viola: análise político ideológica da obra musical de Tonico e Tinoco durante a ditadura militarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELSO PACHECO JUNIOR.pdf580,53 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.