Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2266
Tipo do documento: Dissertação
Título: SENSIBILIDADES E PRÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM INHUMAS: 1996 - 2006
Autor: Souza, Eber Dornelas da Costa 
Primeiro orientador: Capel, Heloisa Selma Fernandes
Primeiro membro da banca: Reinato, Eduardo José
Segundo membro da banca: Marra, Teresinha Aparecida Mendes
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de análise as Sensibilidades e Práticas no Ensino de História em Inhumas, Goiás, a partir de um olhar revelador sobre os sentimentos, às emoções e as sensações observadas na prática do profissional da educação. A análise busca fundamento baseados na História Cultural, por meio de diversos autores, em especial Sandra Jatahy Pesavento, para entender como estas sensibilidades são representadas na vida pessoal e no trabalho de cada um dos entrevistados. Na investigação realizada para este estudo, por meio de pesquisas e entrevistas, procura-se responder, fundamentalmente, à seguinte questão: como identificar à insegurança, a baixa estima dos professores, a falta de autoconfiança. Busca também a percepção de uma releitura sobre as sensibilidades e práticas efetivas dos professores de história. Após uma contextualização sobre a história de vida dos professores e uma reflexão sobre múltiplos caminhos, investigam-se as razões na busca pela auto-afirmação ao longo da vida e o caminho percorrido: professores de história. Portanto, pode-se considerar que as sensibilidades estão na base das representações sobre o mundo profissional dos professores e influenciam indireta e diretamente na forma como a legislação é aplicada. Por este motivo é importante identificar os sentimentos e motivações dos atores sociais envolvidos no ensino de história, para que se possa compreender as representações e práticas a ele relacionadas.
Abstract: This work analyses the sensitivities and practices in the teaching of History in Inhumas, Goiás. It reveals the feelings, emotions and sensations observed in teachers' practices. To understand how such sensitivities are represented in the teachers' personal life and work, the analysis is based on Cultural History works by various authors, especially Sandra Jatahy Pesavento. This research aims to identify insecurities, low self-esteem and lack of confidence on the part of History teachers. Based on the teachers' backgrounds, I investigate their reasons for seeking self-assertion throughout their lives and teaching practices. Therefore, I consider sensitivities as the basis for defining representations of a teacher's professional universe, which exerts direct and indirect influence on the way the legislation is applied. For this reason, it is important to identify the feelings and motivations of History teachers in order to comprehend representations and practices related to the teaching of History.
Palavras-chave: sensibilidades
ensino
história
professores
sensitivities
teaching
history
teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: SOUZA, Eber Dornelas da Costa. SENSIBILIDADES E PRÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM INHUMAS: 1996 - 2006. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2266
Data de defesa: 12-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBER DORNELAS DA COSTA SOUZA.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.