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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2300
Tipo do documento: Dissertação
Título: Patrimônio cultural de Porto Nacional (TO) : uma proposta de educação patrimonial
Autor: Lima, Antonia Maria Simiema 
Primeiro orientador: Lima Filho, Manuel Ferreira
Primeiro coorientador: Almeida, Márcia Bezerra de
Resumo: Este projeto de gestão do patrimônio cultural propõe a capacitação continuada dos professores da rede municipal e estadual da educação básica, enfocando os professores de 1ª à 4ª série municipal e os do ensino médio do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires da Silva e Centro de Ensino Médio Félix Camoa. É um projeto de Educação Patrimonial de natureza interdisciplinar. Nossa proposta de ensino do patrimônio cultural tem como eixo o patrimônio cultural de Porto Nacional que deve ser gerido de forma a possibilitar uma múltipla visão e interpretações de seus significados como preservação e valorização do mesmo. Nesse sentido, o diálogo com a Antropologia Cultural e os estudos do Patrimônio serão fundamentais para a viabilização do projeto, que está inserido no contexto de temas transversais dos parâmetros curriculares do MEC. A proposta aposta numa ação conjunta com a Prefeitura Municipal e Rede Estadual de Educação e Fundação Cultural. Apresentamos como diferencial um curso que proporcione o conhecimento e a justaposição, e uma sucessiva interligação do patrimônio cultural ao seguimento da educação, focando a participação dos setores públicos e da sociedade.
Abstract: Ce projet de gestion du Patrimoine culturel propose le réciclage continu des professeurs du reseau Municipal et de l Etat, de l Education de Base focalisant les professeurs de la lère à la 4ème année de l Enseignement Fondamental et ceux de l Enseignement Moyen du Centre d Enseignement Moyen Professor Florêncio Aires da Silva et du Centre d Enseignement Moyen Felix Camoa . C est un projet d Education Patrimoniale de nature interdisciplinaire. Notre proposition d enseignement du patrimoine culturel a comme axe le patrimoine culturel de Porto Nacional qui doit être géré de forme a rendre possible une vision multiple et des interprétations de ses signifiés comme leur propre préservation et valorisation. Dans ce sens, le dialogue avec l Antropologie Culturelle et les études du Patrimoine seront fondamentaux pour la viabilisation du projet qui est inscrit dans le contexte des thèmes transversaux des Parâmetros Curriculares du MEC (Ministère d Education et Culture). Le projet compte sur une action d ensemble avec le Gouvernement Municipal, le Reseau de l Education de l Etat et la Fondation Culturelle. Nous présentons comme contribution spécifique, un cours qui propose la connaissance et la juxtaposition, et aussi un successif inerlignage du patrimoine culturel à la suite de l éducation, focalisant la participation des secteurs publiques et de la société.
Palavras-chave: patrimônio cultural
educação e formação continuada.
patrimoine culturel
éducation et formation continue.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: LIMA, Antonia Maria Simiema. Patrimônio cultural de Porto Nacional (TO): uma proposta de educação patrimonial. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2300
Data de defesa: 1-Jul-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

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