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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2300
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Patrimônio cultural de Porto Nacional (TO) : uma proposta de educação patrimonial |
Autor: | Lima, Antonia Maria Simiema |
Primeiro orientador: | Lima Filho, Manuel Ferreira |
Primeiro coorientador: | Almeida, Márcia Bezerra de |
Resumo: | Este projeto de gestão do patrimônio cultural propõe a capacitação continuada dos professores da rede municipal e estadual da educação básica, enfocando os professores de 1ª à 4ª série municipal e os do ensino médio do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires da Silva e Centro de Ensino Médio Félix Camoa. É um projeto de Educação Patrimonial de natureza interdisciplinar. Nossa proposta de ensino do patrimônio cultural tem como eixo o patrimônio cultural de Porto Nacional que deve ser gerido de forma a possibilitar uma múltipla visão e interpretações de seus significados como preservação e valorização do mesmo. Nesse sentido, o diálogo com a Antropologia Cultural e os estudos do Patrimônio serão fundamentais para a viabilização do projeto, que está inserido no contexto de temas transversais dos parâmetros curriculares do MEC. A proposta aposta numa ação conjunta com a Prefeitura Municipal e Rede Estadual de Educação e Fundação Cultural. Apresentamos como diferencial um curso que proporcione o conhecimento e a justaposição, e uma sucessiva interligação do patrimônio cultural ao seguimento da educação, focando a participação dos setores públicos e da sociedade. |
Abstract: | Ce projet de gestion du Patrimoine culturel propose le réciclage continu des professeurs du reseau Municipal et de l Etat, de l Education de Base focalisant les professeurs de la lère à la 4ème année de l Enseignement Fondamental et ceux de l Enseignement Moyen du Centre d Enseignement Moyen Professor Florêncio Aires da Silva et du Centre d Enseignement Moyen Felix Camoa . C est un projet d Education Patrimoniale de nature interdisciplinaire. Notre proposition d enseignement du patrimoine culturel a comme axe le patrimoine culturel de Porto Nacional qui doit être géré de forme a rendre possible une vision multiple et des interprétations de ses signifiés comme leur propre préservation et valorisation. Dans ce sens, le dialogue avec l Antropologie Culturelle et les études du Patrimoine seront fondamentaux pour la viabilisation du projet qui est inscrit dans le contexte des thèmes transversaux des Parâmetros Curriculares du MEC (Ministère d Education et Culture). Le projet compte sur une action d ensemble avec le Gouvernement Municipal, le Reseau de l Education de l Etat et la Fondation Culturelle. Nous présentons comme contribution spécifique, un cours qui propose la connaissance et la juxtaposition, et aussi un successif inerlignage du patrimoine culturel à la suite de l éducation, focalisant la participation des secteurs publiques et de la société. |
Palavras-chave: | patrimônio cultural educação e formação continuada. patrimoine culturel éducation et formation continue. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Departamento: | Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio Cultural |
Citação: | LIMA, Antonia Maria Simiema. Patrimônio cultural de Porto Nacional (TO): uma proposta de educação patrimonial. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2300 |
Data de defesa: | 1-Jul-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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