Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2303
Tipo do documento: Dissertação
Título: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CONVITE À LEITURA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO.
Autor: Silva., Kátia Cilene Camargo 
Primeiro orientador: Santos, Benedito Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: Almeida, Márcia Bezerra de
Segundo membro da banca: Viana, Sibeli Aparecida
Resumo: O projeto propõe a implantação do Programa de Educação Patrimonial nas escolas da rede pública municipal de ensino de Anápolis, tendo como principal objetivo disseminar conhecimento e informação sobre o patrimônio cultural e sua apropriação pelas comunidades escolares e locais através de ações educativas planejadas de acordo com as metodologias da Educação Patrimonial, Pedagogia de Projetos e Pesquisa-ação. A pesquisa realizada com os educadores da rede revelou o desconhecimento da temática do patrimônio cultural no lócus escolar, nas práticas pedagógicas e no currículo básico, evidenciando a necessidade da implantação deste Programa de Educação Patrimonial. Referências conceituais como a de patrimônio cultural, educação patrimonial, educação, cultura, cultura material escolar, temas transversais foram utilizado para a elaboração do Projeto e do curso de capacitação dos professores a ser ministrado por especialistas e profissionais da área. A capacitação docente é essencial para que os educadores se percebam como aprendizes, sintam-se verdadeiramente alfabetizados culturalmente, a fim de lerem o mundo e ensinarem tais leituras aos seus alunos, leitura esta que preze valores pelas raízes culturais que fazem parte da nossa história.
Abstract: The Project proposes the introduction of the Heritage Education Program at schools of Anapolis system of public education, having as the main goal to disperse knowledge and information about Heritage Culture and its insertion through the educational communities and places through educational movements accordingly to the methodology of the Heritage Education, Education Projects and Action search. The research done with the systems educators showed the lack of knowledge of the subject matter of heritage culture in the school environment, in the educational practice and on the basic resumé, showing the need of the introduction of this Heritage Education Program. Referal concepts as of the heritage cultural, heritage education, education, culture, school material culture, transverse subjects were used for the conception of the Project and of the habilitation course of the teachers to be ministrated by specialists and professionals of the area. The habilitation of educational body is essential so the educators see themselves as apprentices, feel as they were genuinely culturally taught, in order to read the world and teach such readings to their students, this reading which praises the values of the cultural roots that are part of our history.
Palavras-chave: Programa de Educação Patrimonial
Patrimônio Cultural
Educação e Cultura
Capacitação
Transversalidade.
Heritage Education Program
Heritage Cultural
Education and culture
Habilitation
Transverse.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: SILVA., Kátia Cilene Camargo. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CONVITE À LEITURA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO.. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2303
Data de defesa: 31-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katia Cilene Camargo Silva.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.