Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2318
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTRELA DO ORIENTE: UMA FOLIA DE REIS DO SETOR PEDRO LUDOVICO GOIÂNIA, GOIÁS
Autor: Carvalho, Edsonina Josefa de 
Primeiro orientador: Moura, Marlene Castro Ossami de
Primeiro membro da banca: Jorge, Luiz Eduardo
Resumo: Este trabalho tem um duplo objetivo. No primeiro momento procura-se estudar a história e o desenvolvimento da Folia de Reis Estrela do Oriente que se originou na zona rural, no município de Itaberaí, Goiás, no início do século XX. Em 1962 a folia foi transferida para Goiânia, sendo reanimada em 2004, com sede em Aparecida de Goiânia. Em 2008, a sede foi transferida para o setor Pedro Ludovico, em Goiânia, em caráter provisório. No segundo momento serão analisadas as cantorias, a partir do repertório das cantorias de chegada, de pedido de esmolas, de agradecimentos, de saída; dos benditos de mesa ou agradecimento; e os cantos do terço. Por meio de partituras e letras dos versos se analisará a forma de expressão musical da folia em estudo, a partir de dois sistemas: Goiano e Mineiro.
Abstract: This study has two objectives. The first consists in analyzing the history and the development of Folia de Reis Estrela do Oriente, a folk festival which originated in the rural area of Itaberaí, Goiás, in the early 20th century. It was transferred to Goiânia in 1962 and revived in Aparecida de Goiânia in 2004. In 2008, the festival was temporarily transferred to Setor Pedro Ludovico, in Goiânia. The second objective focuses on the festival s songs based on the repertoire of songs expressing arrival, alms-begging, acknowledgements, and departure, as well as on table blessings and rosary chants. By using verse scores and lyrics, the festival s musical expression was analyzed via systems from Goiás and Minas Gerais.
Palavras-chave: Folia de Reis
religiosidade
sonoridade
cultura popular
Folia de Reis
religiousness
sonority
popular culture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: CARVALHO, Edsonina Josefa de. ESTRELA DO ORIENTE: UMA FOLIA DE REIS DO SETOR PEDRO LUDOVICO GOIÂNIA, GOIÁS. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2318
Data de defesa: 30-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSONINA JOSEFA DE CARVALHO.pdf12,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.