Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2321
Tipo do documento: Dissertação
Título: LYCEU DE GOIÂNIA: Recuperação pela modernização
Autor: Paniago, Einstein Almeida Ferreira 
Primeiro orientador: Duarte, Arédio Teixeira
Primeiro membro da banca: Cabrera, Isabel Ibarra
Resumo: O Lyceu de Goiânia, que chegou a ter indicadores de excelência nas suas primeiras décadas de funcionamento, presenciou seu número de alunos reduzir-se ano a ano a partir da década de 1990, chegando a ter seu turno noturno ameaçado de continuidade e indicadores oficiais de eficiência e eficácia alarmantes. Em 2003, com a declaração das instalações mais antigas da instituição como patrimônio histórico, abriu-se uma oportunidade para o Lyceu de Goiânia se reposicionar como uma unidade escolar tradicional e centro de referência na Rede Pública Estadual; entretanto, isso efetivamente não ocorreu. Em virtude do aparente paradoxo, configurado pelo crescente investimento em modernização a partir de 1999 e o diagnóstico institucional, o Lyceu apresentou-se como um objeto instigante para um Estudo de Caso que averiguasse a internalização de tecnologias gerenciais, bem como de tecnologias da informação e comunicação, como estratégia de modernização. A partir do diagnóstico institucional, desenvolveu-se uma proposta de recuperação do Lyceu de Goiânia, com a modernização de sua gestão e de suas práticas pedagógicas, através da reestruturação dos locus de desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem, da estruturação de uma participação ativa da comunidade local na vida escolar mediada pelo projeto comum de um centro de referência iconográfica, bem como através do alinhamento estratégico das ações pedagógicas pelo estabelecimento do patrimônio como tema transversal e integrativo das disciplinas curriculares.
Abstract: Lyceu de Goiânia, which reached marks of excellence during its working decades, has seen its number of students decrease year by year since the 90 s, and even had the continuity of its nightly classes threatened, besides having alarming official marks of effectiveness and efficiency. In 2003, when its oldest construction was declared as a historical patrimony, there was an opportunity for Lyceu de Goiânia to be settled again as a traditional school and a reference among the State Public Schools; however, it effectively didn t happen. Due to the apparent paradox, formed by the increasing investing in modernization since 1999, and the institutional diagnostic, Lyceu appeared as an instigating object for a Case Study which could enquire the internalization and communication technologies, as a modernizing strategy. Proceeding from the institutional diagnostic, a proposal to recover Lyceu de Goiânia was developed, by modernizing its administration and pedagogical practice, by reorganizing the locus in which the teaching/learning processes are developed, organizing and active participation of the local community in the school life mediated by the common project of an iconographic reference, as well as by establishing the patrimony as a transversal and curriculum integration of the disciplines theme.
Palavras-chave: patrimônio
gestão do conhecimento
educação
iconografia
patrimony
knowledge management
education
iconography
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: PANIAGO, Einstein Almeida Ferreira. LYCEU DE GOIÂNIA: Recuperação pela modernização. 2006. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2321
Data de defesa: 1-Jan-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Einstein Almeida Ferreira Paniago.pdf9,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.