Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2324
Tipo do documento: Dissertação
Título: PATRIMÔNIO CULTURAL: DISCUSSÕES, PRÁTICAS E REFLEXÕES (PROPOSTA DE REIMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE GOIÂNIA)
Autor: D'osvualdo, Vera Lúcia Abrantes 
Primeiro orientador: Viana, Sibeli Aparecida
Primeiro membro da banca: Moura, Marlene Castro Ossami de
Resumo: A presente pesquisa visa a discutir e refletir a reimplantação de um curso de capacitação em Educação Patrimonial para os professores da Rede Municipal de Educação do município de Goiânia. No ano de 2004, ocorreu a primeira iniciativa, quando 49 educadores participaram de um curso de Educação Patrimonial, porém esse projeto, que possuía uma dimensão maior (além do curso em si), não se desenvolveu. O presente trabalho surgiu a partir de um curso de Educação Patrimonial realizado em uma escola municipal. Tal curso formou 11 educadores que se tornaram multiplicadores em uma turma do Ensino Fundamental selecionada. A viabilidade do presente projeto se fundamenta em dois referenciais: um trabalho de Educação Patrimonial realizado em uma escola municipal de Goiânia, que serviu de referência para a estruturação desse projeto; uma análise qualitativa realizada com os professores que participaram do primeiro curso de Educação Patrimonial (2004), acerca do aproveitamento daquele evento e de sua extensão às suas atividades acadêmicas.
Abstract: This research aims to discuss and reflect the reintroduction of a course of training in Heritage Education for teachers of the Municipal Network for Education in the municipality of Goiania. In 2004, was the first initiative, where 49 teachers participated in a course of Education Sheets, but this project, which had a larger (than the course itself), not developed. This work arose from a course of Education Asset held in a municipal school. This course formou 11 educators who have become multipliers in a class of elementary school selected. The viability of this project is based on two benchmarks: a work of Heritage Education held in a municipal school of Goiania, which served as reference for structuring this project, a qualitative analysis conducted with teachers who attended the first course of Education Sheet ( 2004), about the exploitation of that event and its extension to his academic activities.
Palavras-chave: Educação Patrimonial
Formação de professores multiplicadores
Patrimônio Cultural e Arqueológico
Heritage Education
Teacher Training multiplier
Archaeological and Cultural Heritage
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: D'OSVUALDO, Vera Lúcia Abrantes. PATRIMÔNIO CULTURAL: DISCUSSÕES, PRÁTICAS E REFLEXÕES (PROPOSTA DE REIMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE GOIÂNIA). 2008. 243 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2324
Data de defesa: 16-Dez-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Lucia Abrantes DOsvualdo.pdf6,65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.