Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2327
Tipo do documento: Dissertação
Título: PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
Autor: Silva, Rosinalda Correa da 
Primeiro orientador: Mello, Paulo Jobim Campos
Primeiro membro da banca: Viana, Sibeli Aparecida
Segundo membro da banca: Santos, Benedito Rodrigues dos
Resumo: O presente projeto tem como objetivo implantar um programa de educação patrimonial em dois empreendimentos de impacto sócio-ambiental utilizando estratégias metodológicas diferentes, dado a especificidade de cada empreendimento. Trata-se do projeto da Linha de Transmissão 500kv Interligação Norte Sul 3 trecho 2 Tocantis/Goiás e o projeto do Aproveitamento Hidrelétrico na Serra do Facão-SEFAC na cidade de Catalão/GO. Considerando que os empreendimentos em questão são empreendimentos de grande impacto sócio-ambiental, a educação patrimonial se torna necessária como uma das formas de preservação e amenização dos impactos que ocorreram nas áreas de implantação dos projetos. A educação patrimonial segundo Horta (1999), é um instrumento que tem sido útil para a preservação social e cultural. Os trabalhos de educação patrimonial são tarefas na grande maioria executadas por gestores, e podem acontecer na forma de palestras explicativas, oficinas e minicursos que envolvem a população da região em que são desenvolvidos projetos públicos e privados. A aplicação das estratégias metodológicas se orientará pelas especificidades de cada empreendimento. A primeira, que será aplicada no projeto da linha de transmissão 500kv interligação Norte Sul 3 trecho 2 TO/GO acontecerá em forma de palestras explicativas seguidas de um conto de histórias. A segunda, sobre o projeto AHE Serra do Facão-SEFAC Catalão acontecerá em forma de mini-curso de 60/H com duração prevista para uma semana. A avaliação das duas metodologias será realizada de forma contínua e sistemática tendo em vista que o objetivo do projeto é implantar o programa de educação patrimonial, visando a conscientização e preservação do patrimônio arqueológico encontrado em ambos os empreendimentos.
Abstract: The present project has as objective to implant a program of patrimonial education in two enterprises of partner-ambient impact being used different metodológicas strategies, data the especificidade of each enterprise. 500kv is about the project of the Line of Transmission Interconnection South North 3 stretch 2 Tocantis/Goiás and the project of the Hidroelectric Exploitation in the Mountain range of Machete in the city of Catalão/GO. Considering that the enterprises in question are enterprises of great partnerambient impact, the patrimonial education if becomes necessary as one of the forms of preservation and amenização of the impacts that had occurred in the areas of implantation of the projects. The patrimonial education according to Horta (1999), is an instrument that has been useful for the social and cultural preservation. The works of patrimonial education are tasks in the great majority executed by managers, and can happen in the form of explicativas lectures, workshops and mini-courses that involve the population of the region where public and private projects are developed. The application of the metodológicas strategies will be oriented for the especificidades of each enterprise. The first one, that interconnection will be applied in the project of the transmission line 500kv South North 3 stretch 2 TO /GO will happen in form of followed explicativas lectures of a story of histories. Second, on project AHE Mountain range of Catalan Machete it will happen in form of mini-course of 60/H with duration foreseen for one week. The evaluation of the two methodologies will be carried through of continuous and systematic form in view of that the objective of the project is to implant the program of patrimonial education, aiming at the awareness and preservation of the archaeological patrimony found in both the enterprises.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural
Patrimônio Arqueológico
Arqueologia
Educação Patrimonial e Educação
Cultural patrimony
Archaeological, patrimony
Archaeology
Patrimonial education and Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: SILVA, Rosinalda Correa da. PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2327
Data de defesa: 29-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSINALDA CORREA DA SILVA.pdf18,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.