Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2418
Tipo do documento: Dissertação
Título: Glaucoma primário de ângulo aberto não associado ao polimorfismo do codon 72 do gene p53 em pacientes brasileiros
Título(s) alternativo(s): Primary open angle glaucoma was not found to be associated with p53 codon 72 polymorphism in a Brazilian cohort
Autor: Silva, Rodrigo Egidio da 
Primeiro orientador: Moura, Katia Karina Verolli de Oliveira
Resumo: Glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) é o tipo de glaucoma mais comum. O polimorfismo Arg-Pro (CGC para CCC) no exon 4 do codon 72 do gene p53 afeta várias propriedades biológicas; recentemente foi publicado que este afeta a indução da apoptose in vitro. Vários genótipos têm sido associados significantemente ao GPAA. Nós analisamos a distribuição deste polimorfismo em 104 pacientes com GPAA e em 58 pessoas saudáveis sem história de glaucoma na Pronto Clínica de Olhos em Goiânia, Brasil. Os controles foram recrutados entre os indivíduos em acompanhamento oftalmológico. O polimorfismo do codon 72 do gene p53 foi analisado no DNA genômico por PCR. O alelo Arg72 foi mais comum do que o alelo Pro72 em ambos os grupos. Não houve diferença significante na distribuição do polimorfismo do codon 72 entre os grupos (P= 0.3311). A distribuição de genótipo no grupo com GPAA foi de 23,07% homozigotos Arg, 75% heterozigotos e 1,93% homozigotos Pro, enquanto que no grupo controle foi de 31,04% homozigotos Arg, 68,96% heterozigotos e 0% homozigotos Pro. Concluímos que o polimorfismo do codon 72 Arg/Pro não está associado com o glaucoma em pacientes brasileiros.
Palavras-chave: glaucoma primário de ângulo aberto
polimorfismo do codon 72
gene p53
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Genética
Citação: SILVA, Rodrigo Egidio da. Primary open angle glaucoma was not found to be associated with p53 codon 72 polymorphism in a Brazilian cohort. 2009. 32 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2418
Data de defesa: 17-Fev-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Egidio da Silva.pdf412,28 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.