???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2441
Tipo do documento: Dissertação
Título: APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME COMBINADOS COM FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO A UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO: O CASO FRÂNCOLE
Autor: Queiroz, Ari Franco Romeiro Alves 
Primeiro orientador: Menezes, Marco Antonio Figueiredo
Primeiro membro da banca: Machado, Ricardo Luiz
Segundo membro da banca: Peña, Carlos Rosano
Resumo: Como antecedentes a Frâncole, desde sua fundação em 17 de maio de 2002, vinha crescendo no mercado com sua produção desorganizada, o aprendizado era lento e empírico, faltavam normas de conduta e atribuição de responsabilidades, faltavam ferramentas para otimização do sistema de produção. A empresa utilizava várias ferramentas com pouca integração. Em 2009 e 2010 as vendas da empresa sofreram estagnação em seu crescimento em torno de sete por cento (7%), determinando a busca de novas ferramentas antes que a empresa apresentasse prejuízo. As lideranças da empresa assumiram, então, o propósito de buscar a Universidade a fim de aprender tais ferramentas de trabalho. Assim sendo, através do conhecimento adquirido, o esforço educacional resultou na concepção desta dissertação de mestrado cujo objetivo geral deste trabalho é determinar e evidenciar a aplicação dos princípios do Just in Time combinados com ferramentas de otimização de sistemas às práticas organizacionais de uma indústria do setor de confecções, localizada em Goiás, promovendo o seu crescimento. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa-ação, unindo o conhecimento adquirido na pesquisa a ação prática e vice-versa. A estruturação da produção na empresa foi principalmente baseada no programa de eliminação de desperdícios, no controle da qualidade total e na implantação de uma metodologia de programação e ordenamento da produção baseada em otimização linear. Através das iniciativas de melhorias implantadas na indústria a empresa gerou vários resultados e benefícios como: melhora no fluxo de produção, redução de custos, redução dos estoques de matérias primas e produtos acabados, aumento da motivação, melhoria do aprendizado, aumento da qualidade e produtividade e aumento das vendas. Quanto às considerações finais deste trabalho destaca-se que os objetivos foram atingidos, a empresa está mais limpa, organizada, crescendo e melhorando continuamente segundo os princípios adotados.
Palavras-chave: sistema de produção
Just in Time
indústria de confecção
system production, Just in Time
apparel industry
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Engenharia
Programa: Engenharia de Produção e Sistemas
Citação: QUEIROZ, Ari Franco Romeiro Alves. APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME COMBINADOS COM FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO A UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO: O CASO FRÂNCOLE. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2441
Data de defesa: 26-Oct-2012
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARI FRANCO ROMEIRO ALVES QUEIROZ.pdf514,65 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.