Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2448
Tipo do documento: Dissertação
Título: ANÁLISE DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INDÚSTRIAS DE EMBALAGENS FLEXÍVEIS.
Autor: Medeiros, Alessandro Araújo 
Primeiro orientador: Machado, Ricardo Luiz
Primeiro membro da banca: Menezes, José Elmo de
Segundo membro da banca: Carmo, Iran Martins do
Resumo: Nos últimos anos, a indústria se tornou muito mais competitiva, obrigando as empresas melhorarem seus desempenhos produtivos. Este trabalho apresenta uma análise de indicadores de desempenho para uma indústria de embalagens flexíveis. O estudo mostra como um processo produtivo de uma indústria de embalagens flexíveis pode melhorar, por meio da utilização de indicadores de desempenho. Na pesquisa foram desenvolvidos vários indicadores de desempenho para os departamentos de extrusão e pintura da organização submetida ao estudo, mediante a adoção de uma abordagem investigativa de pesquisa-ação. A melhoria dos resultados se concentrou em redução de desperdícios, horas extras e aumento da produtividade. Nesse sentido, o trabalho consolidou uma metodologia de implantação e desenvolvimento de indicadores de desempenho que podem auxiliar na obtenção da melhoria de desempenho em uma indústria do setor de embalagens plásticas.
Abstract: In last few years the industry has become a lot more competitive, forcing companies to improve their productive performances. The study shows how a production process of a Flexible Packaging Industry can improve it using the performance indicators. The research developed several performance indicators to various departments. Adopting the methodology of research-action study has taken interventional actions and continuous in whole research process. The result improvements has concentrated on reduces waste, overtime and production increase. So, this work consolidates a methodology implementation and performance indicators developing that support obtain better performances in a flexible packaging industry.
Palavras-chave: Indicadores de Desempenho
Indústria de Embalagens Flexíveis
Medição de Desempenho
Performance indicators
Flexible Packaging Industry
Performance Measuring
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Engenharia
Programa: Engenharia de Produção e Sistemas
Citação: MEDEIROS, Alessandro Araújo. ANÁLISE DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INDÚSTRIAS DE EMBALAGENS FLEXÍVEIS.. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2448
Data de defesa: 10-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRO ARAUJO MEDEIROS.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.