Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2461
Tipo do documento: Dissertação
Título: UM MODELO PARA O PROBLEMA DA TOPOLOGIA E DO DIMENSIONAMENTO EM REDES DE AR COMPRIDO
Autor: Marcal, Roberto Capparelli 
Primeiro orientador: Menezes, Marco Antonio Figueiredo
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Clóves Gonçalves
Segundo membro da banca: Longo, Humberto José
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a construção de um modelo para a otimização simultânea da topologia e do dimensionamento de redes de ar comprimido. O modelo proposto é composto de duas partes: as funções objetivos e um conjunto de restrições. Este modelo é um modelo de programação não linear misto multiobjetivo. A função deste modelo é otimizar os diâmetros e a topologia dos tubos de uma rede de ar em estudo, apresentando um conjunto de soluções eficientes minimizando os custos e a perda de carga e atendendo as restrições que possibilitem que cada ponto de consumo de ar comprimido seja atendido em seus requerimentos mínimos de vazão e pressão. Para a verificação do comportamento do modelo proposto, foram aplicados dados de uma rede de pequeno porte e obtidos as soluções eficientes para a tomada de decisão.
Abstract: This study aimed to construct a model for the simultaneous optimization of the topology and design of compressed air pipeline networks. The proposed model consists of two parts; the objective functions and a set of constraints. This model is a nonlinear mixed multiobjective programming. The function of this model is to optimize the diameters of the tubes and the topology of an air system under study, presenting a set of effective solutions while minimizing costs and pressure drop, given the constraints that enable each point of air consumption is treated in their minimum requirements of flow and pressure. For the verification of the proposed model behavior, data from a small network and obtained were applied efficient solutions for decision making.
Palavras-chave: otimização de topologia
otimização de dimensionamento
otimização multiobjetivo
modelagem
topology optimization
sizing optimization
multiobjective optimization
modeling
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Engenharia
Programa: Engenharia de Produção e Sistemas
Citação: MARCAL, Roberto Capparelli. UM MODELO PARA O PROBLEMA DA TOPOLOGIA E DO DIMENSIONAMENTO EM REDES DE AR COMPRIDO. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2461
Data de defesa: 5-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Capparelli Marcal.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.