Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Neto, Agenor Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615964725213306por
dc.contributor.advisor1Dantas, Maria José Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115002204148904por
dc.contributor.referee1Soares, Júlio Cesar Valandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9557844115914458por
dc.contributor.referee2Machado, Ricardo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565450268864826por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:40:35Z-
dc.date.available2016-04-05-
dc.date.issued2016-03-02-
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Agenor Sousa. APPLICATION OF STRUCTURAL EQUATION MODELING TO ASSESS THE SATISFACTION OF STUDENTS OF PRODUCTION ENGINEERING OF PRIVATE UNIVERSITIES SECOND ENADE 2011. 2016. 216 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2480-
dc.description.resumoAveriguar a satisfação de alunos quanto ao curso é essencial para as instituições de educação, pois proporciona uma reflexão sobre os métodos didáticos empregados, bem como fornece subsídios para a melhoria da qualidade do ensino dos cursos oferecidos pela instituição. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa buscou validar um modelo para avaliação da satisfação dos alunos dos cursos de Engenharia de Produção de Instituições de Ensino Superior Privadas. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o Questionário do Estudante do Enade 2011, resultando em um número total de entrevistas válidas de 1790. As perguntas do Questionário do Estudante foram agrupadas segundo o modelo de Paswan e Young (2002) e Vieira, Milach e Huppes (2008) para pesquisa sobre satisfação geral em alunos de graduação, utilizados os seguintes construtos: Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Demandas do Curso, Organização do Curso e Satisfação Geral. Além disso, foi acrescentado um novo construto nesta pesquisa, Infraestrutura. A Análise Fatorial Confirmatória e a Modelagem de Equações Estruturais foram utilizadas como métodos para avaliação das notas dadas pelos alunos às variáveis que compõem a satisfação em relação ao serviço prestado pela instituição de ensino. O software SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences) e seu módulo AMOS® apoiaram a análise dos dados. De oito hipóteses estabelecidas inicialmente, três delas foram aceitas. Essas hipóteses indicaram que o construto Envolvimento do Professor é elemento fundamental para alcançar a Satisfação Geral do aluno.por
dc.description.abstractAscertain the satisfaction of students regarding the course is essential to the educational institutions, as it provides a reflection on the teaching methods employed, as well as provides grants for improving the quality of teaching of the courses offered by the institution. Starting from this premise, the present research sought to validate a model for the evaluation of the satisfaction of the students of Industrial Engineering courses of Private Higher Education Institutions. It was used as an instrument of the research the Student Questionnaire of the Enade 2011, resulting in a total number of valid interviews of 1790. The Student Questionnaire questions were grouped according to the model of Paswan and Young (2002) and Vieira, Milach and Huppes (2008) for general satisfaction survey on undergraduates, used the following constructs: Involvement of Teacher, Student Interest, Demands of the Course, Course Organization and Overall Satisfaction. In addition, was added a new construct in this research, Infrastructure. The Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling were used as methods for evaluation of notes given by students the variables that compose the satisfaction in relation to the service provided by the educational institution. The software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e and its module AMOS® supported the analysis of the data. Eight hypotheses were established initially, three of them were accepted. These assumptions have indicated that the construct Involvement of Teacher is fundamental to achieve the overall satisfaction of the student.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Agenor Sousa Santos Neto.pdf: 2851103 bytes, checksum: 9d039bcb1516e87ab2f51e86debac865 (MD5) Previous issue date: 2016-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8353/Agenor%20Sousa%20Santos%20Neto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEngenharia de Produção e Sistemaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatisfação dos Alunospor
dc.subjectEngenharia de Produçãopor
dc.subjectInstituições de Ensino Superior Privadaspor
dc.subjectEnade 2011por
dc.subjectModelagem de Equações Estruturais.por
dc.subjectSatisfaction of Studentseng
dc.subjectIndustrial Engineeringeng
dc.subjectPrivate Higher Education Institutionseng
dc.subjectEnade 2011eng
dc.subjectStructural Equation Modelingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.titleAPLICAÇÃO DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE UNIVERSIDADES PRIVADAS SEGUNDO O ENADE 2011.por
dc.title.alternativeAPPLICATION OF STRUCTURAL EQUATION MODELING TO ASSESS THE SATISFACTION OF STUDENTS OF PRODUCTION ENGINEERING OF PRIVATE UNIVERSITIES SECOND ENADE 2011eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agenor Sousa Santos Neto.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.