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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Marina Meireles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2904582445023963por
dc.contributor.advisor1Machado, Ricardo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565450268864826por
dc.contributor.referee1Pires, Silvio Roberto Ignacio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5393979081787556por
dc.contributor.referee2Dantas, Maria José Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115002204148904por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:40:36Z-
dc.date.available2016-04-06-
dc.date.issued2016-02-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marina Meireles. PREVISÃO DE RETORNO DE PNEUS INSERVÍVEIS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE CICLO FECHADO.. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2481-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa aplicar um modelo de previsão a uma cadeia de suprimentos de ciclo fechado de pneus, para estimar o volume de pneus inservíveis retornados, por meio das variáveis que influenciam na quantidade e no tempo que estes pneus retornam para serem destinados. A abordagem metodológica aplicada nessa pesquisa se situa na Modelagem, aplicando o Modelo de Função de Transferência. Parte-se da análise de que a cadeia de suprimentos de ciclo fechado do Estado de Goiás e Distrito Federal está estruturada e que há uma relação direta entre as vendas de pneus com a quantidade retornada. Foram adotadas como variáveis de entrada do modelo a quantidade de pneus inseridos no mercado, pelo mercado de reposição e o tamanho da frota circulante destas localidades, representando a quantidade de pneus inseridos no mercado pelos carros novos vendidos. Para a variável de saída foi considerada a quantidade de pneus inservíveis coletados e encaminhados para destinação final. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados em bancos de dados da organização adotada como objeto de estudo, IBAMA, DENATRAN, ANIP e AliceWeb, considerando de um período de 54 meses. Os dados foram analisados pelo modelo de função de transferência e os resultados obtidos mostraram que o tempo de defasagem da entrada de pneus no mercado foi em torno de 12 meses para todas as variáveis de entrada, que as probabilidades de retorno do mercado de reposição são maiores que as probabilidades de retorno dos pneus das frotas e que a previsão de retorno apresentou um comportamento aproximado do comportamento real do retorno com um desvio percentual de 3,4%. Portanto, este estudo possibilitou identificar as variáveis que influenciam no retorno de pneus inservíveis e a dimensionar a quantidade de volume de pneus retornados e o tempo desse retorno para viabilizar o planejamento da cadeia de suprimentos de ciclo fechado de pneus.por
dc.description.abstractThis research aims to apply a prediction model to a tire closed-loop supply chain to estimate the volume returned of scrap tires, through the variables that influence the amount and time that these tires are returned to destination. The methodological approach applied in this research is the modeling by applying the Transfer Function Model. It starts with the analysis that the tire closed-loop supply chain of Goiás and the Federal District is structured and there is a direct relationship between sales of tires with the amount returned. Were adopted as model input variables the amount of tires placed on the market for after-market and the size of the current fleet of these places, representing the amount of tires entered the market for new cars sold. For the output variable was considered the quantity of scrap tires collected and sent for disposal. The data for the survey were collected in the organization s databases adopted as an object of study, IBAMA, DENATRAN, ANIP and AliceWeb considering a period of 54 months. Data were analyzed by the transfer function model and the results showed that the lag time after the tires were entered on the market was around 12 months for all input variables, the return probability of the after-market are greater than the return probability of the tire fleets, and the behavior of the predicted return showed an approximate behavior of the real return with a percentage deviation of 3.4%. Therefore, this study enabled us to identify the variables that influence the return of scrap tires and scale the amount of returned volume tires and the time of this return to facilitate the planning of the tires of closed-loop supply chain.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:40:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARINA MEIRELES PEREIRA.pdf: 5021994 bytes, checksum: 7b9170817bc15d6c6c8810e83ac1330e (MD5) Previous issue date: 2016-02-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8383/MARINA%20MEIRELES%20PEREIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEngenharia de Produção e Sistemaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCadeia de suprimentos de ciclo fechadopor
dc.subjectPrevisão de retornopor
dc.subjectPneus inservíveispor
dc.subjectModelo de Função de Transferênciapor
dc.subjectClosed-loop supply chaineng
dc.subjectForecasting returneng
dc.subjectScrap tireseng
dc.subjectTransfer Function Modeleng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.titlePREVISÃO DE RETORNO DE PNEUS INSERVÍVEIS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE CICLO FECHADO.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

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