Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2499
Tipo do documento: Dissertação
Título: O AMBIENTE NATURAL REGIONAL NO CONTEXTO DO ENSINO EM GOIÂNIA, GOIÁS
Autor: Oliveira, Izaudete de 
Primeiro orientador: Tejerina-garro, Francisco Leonardo
Primeiro membro da banca: Silva, Marcos Antonio da
Segundo membro da banca: Cavalcanti, Lana de Souza
Resumo: Este estudo objetiva discutir a inserção do conhecimento ambiental regional nos programas dos currículos das escolas privada, estadual e municipal. Pretende-se também verificar a relação entre o conhecimento ambiental regional e o sistema educacional por intermédio de um estudo diagnóstico referente ao ambiente regional, representado pelo rio Araguaia, considerando 250 alunos de dez escolas de Ensino Fundamental (Ciclo III etapa H) da Rede Municipal de Educação de Goiânia, estado de Goiás. Os resultados indicam que as diferentes redes de ensino inserem o ambiente regional nas diretrizes curriculares, porém o critério de determinar as especificidades regionais a serem abordadas fica a cargo dos professores. A respeito dos alunos foi possível verificar a influência da mídia como formadora de (pré)conceitos, a presença de currículos escolares ainda fragmentados com uma estrutura fortemente disciplinar, a preocupação com conteúdos do livro didático e a ausência de projetos escolares referentes ao ambiente regional, mais especificamente ao rio Araguaia ou bioma Cerrado.
Abstract: This study aims to discuss the insertion of regional environmental knowledge in the program contents of private, state and municipal scholar curriculum, and to verify the relationship between the regional environmental knowledge and the educational system through a diagnostic study about the regional environment represented by the Araguaia River and considering ten schools (250 students and ten teachers) of the Elementary level schools (Cycle III - stage H) of the Municipal Educational Network of Goiania, State of Goiás. The results suggest that the different scholar curriculum includes the regional environmental aspects but the criterion to determine these is an attribution of scholar teachers. In relation to the students it was possible to verify the influence of the media in the conception of concepts or prejudices, the presence of fragmented school curriculum with a strong disciplinary structure, the concern with didactic book and the absence of scholar projects related to the regional environment, particularly to the Araguaia River or the Cerrado biome.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Rio Araguaia
Cerrado
Currículo Regional
Environmental education
Araguaia River
Cerrado
Regional Scholar Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Ecologia e Produção Sustentável
Citação: OLIVEIRA, Izaudete de. O AMBIENTE NATURAL REGIONAL NO CONTEXTO DO ENSINO EM GOIÂNIA, GOIÁS. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2499
Data de defesa: 24-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZAUDETE DE OLIVEIRA.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.