Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2502
Tipo do documento: Dissertação
Título: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA INSERIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor: Marques Junior, Helcio 
Primeiro orientador: Silva, Adélia Maria Lima
Primeiro membro da banca: Silva, Marcos Antonio da
Segundo membro da banca: Barros, Marilda da Conceicao Ribeiro e
Resumo: A arborização urbana e a educação ambiental constituem elementos de suma importância para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida, pois desempenham funções ecológicas, econômicas e sociais no espaço em que estão inseridas, proporcionando vários benefícios à população. O presente estudo pretendeu avaliar a percepção de alunos de nível médio e superior, do ensino público e particular, em duas escolas de nível médio (A e B) e duas universidades (C e D), sobre a importância da arborização urbana, educação ambiental e meio ambiente. Foram aplicados dois questionários, sendo o primeiro pré-conceitual para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e o segundo aplicado após a realização de oito intervenções didáticas sobre biodiversidade, cerrado, espécies nativas, espécies exóticas, períodos de frutificação, noções básicas de arborização e banco de sementes. A metodologia baseou-se em questionários contendo questões objetivas e do tipo aberta. Os resultados permitiram observar que a percepção dos alunos sobre os termos educação ambiental e meio ambiente ainda privilegia basicamente a tendência tradicional e a visão naturalista, relacionando os termos apenas aos aspectos naturais. Sobre a temática arborização urbana, a concepção dos alunos antes das intervenções foi mínima, uma vez que esta nunca tinha sido ministrada, em virtude da falta de interesse por parte dos professores e verba escolar. Após as intervenções didáticas observou-se que o interesse dos alunos foi significativo, principalmente sobre as espécies de árvores usadas na arborização urbana em Goiânia e flora do Cerrado. Quanto às questões ambientais, torna-se necessário aumentar a carga horaria de aulas tornando-lhes, menos fragmentadas e abstratas sobre os conteúdos do meio ambiente para que estas possam contribuir para o processo de aprendizagem.
Abstract: The urban forestry and environmental education are very important elements for achieving satisfactory levels of quality of life, because they play ecological, economic and social space in which they operate, providing several benefits to the population. The present study sought to assess the perception of students from high school and university, public and private school, two middle schools (A and B) and two universities (C and D), about the importance of urban forestry, environmental education and the environment. Two questionnaires were used, the first preconceptual to assess students prior knowledge and the second applied after the completion of eight educational interventions on biodiversity, savannah, native species, exotic species, periods of fruiting trees and basics of stock seeds. The results showed that students perceptions about the terms environmental education and the environment still favors the traditional tendency and basically naturalistic view, only the terms relating to natural features. Urban trees on the subject, the conception of the students before the intervention was low, since this had never been given, because of lack of interest by teachers and school funding. After the educational interventions found that student interest was significant, especially on the tree species used in urban forestry in Goiânia and flora of the Cerrado. Regarding environmental issues, it becomes necessary to increase less fragmented and abstract classes on content of the environment so that they can contribute to the learning process.
Palavras-chave: Arborização urbana
Educação Ambiental
Ensino-Aprendizagem
Urban forestry
environmental education
Teaching and Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Ecologia e Produção Sustentável
Citação: MARQUES JUNIOR, Helcio. CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA INSERIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2502
Data de defesa: 19-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELCIO MARQUES JUNIOR.pdf4,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.