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Tipo do documento: Dissertação
Título: O MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM SILVÂNIA - GO: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Nascimento, Fabio Gonçalves 
Primeiro orientador: Magalhães, Roberto Toledo de
Primeiro membro da banca: Vasconcellos, Breno de Faria e
Segundo membro da banca: Oliveira, Itamar Pereira de
Resumo: É considerado que a agricultura orgânica é uma das alternativas de renda para produtores, isto se dá pela crescente demanda mundial por alimentos saudáveis e pelo acesso as informações que são disponibilizadas no mercado. Entretanto, deve-se ponderar sobre os diferentes fatores que podem contribuir para o sucesso ou não da produção de orgânicos, pode-se considerar as dificuldades encontradas pelos produtores quanto a mão de obra qualificada, custos para conversão, custos para certificação dentre outros fatores considerados entraves para o mercado de produtos orgânicos. Este trabalho destaca a agricultura orgânica em sua base histórica e conceitual a fim de entender a importância deste tipo de agricultura e suas vantagens. Além disso, faz uma breve abordagem sobre o mercado de produtos orgânicos nacional e internacional demonstrando assim a capacidade da oferta e a demanda existente destacando a comercialização e o perfil dos consumidores de produtos orgânicos. Apresentase algumas ferramentas para análise da viabilidade econômica e financeira da produção de orgânicos. Utilizou-se da pesquisa de campo realizada na Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais de Silvânia (Coopersil) onde foram levantados dados acerca da produção e comercialização de produtos orgânicos. A análise demonstrou que existe viabilidade econômica na produção de orgânicos e que os produtores devem atentar para uma avaliação econômica e financeira no negócio, tendo como projeção a base de informações que partem desde o custo de produção, comercialização e retornos nos investimentos realizados. Diante dos dados analisados percebe-se o payback dos investimentos realizados na produção de orgânicos nas propriedades dos cooperados da Coopersil, e que ainda falta o gerenciamento daquilo que é produzido, comercializado e vendido. Destaca-se a importância do controle financeiro e principalmente de projeções que possam atender a demanda que cada vez mais cresce dentro do mercado de orgânicos.
Abstract: It is considered that organic farming is an alternative income to producers. This is due to growing worldwide demand for healthy foods and access the information that is available in the market. However, one must ponder the different factors that can contribute to the success or otherwise of organic production, may consider the difficulties encountered by producers as skilled labor, costs for conversion costs for certification among other factors considered barriers to market organic products. This paper highlights organic agriculture in its historical and conceptual basis to understand the importance of this type of farming and its advantages. Furthermore, a brief approach to market organic products nationally and internationally thus demonstrating the ability of existing supply and demand profile highlighting marketing and consumer of organic products. We present some tools for analyzing the economic and financial viability of organic production, we used field research conducted in Mixed Agricultural Cooperative of Rural Producers of Silvânia (Coopersil) where data were collected on the production and marketing of organic products, analysis showed that there is economic viability of organic production and that farmers should look for an economic and financial evaluation in the business, with the projection-based information that depart from the cost of production, marketing and returns on investments. From the data analyzed it is clear playback of investments in the production of organic properties of the cooperative Coopersil and still lack the management of what is produced, marketed and sold. The study highlights the importance of controlling financial projections and principally that can meet the demand that increasingly grows into the organic market.
Palavras-chave: Mercado
Análise
Produção Orgânica e Viabilidade Econômica
Market
Analysis
Organic Production and Economic Viability
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Ecologia e Produção Sustentável
Citação: NASCIMENTO, Fabio Gonçalves. O MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM SILVÂNIA - GO: UM ESTUDO DE CASO. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2510
Data de defesa: 27-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

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