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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL (DE 1º AO 5º ANO) PRÓXIMAS ÀS NASCENTES DO RIO MEIA PONTE.
Autor: Silva, Lilian Soares da 
Primeiro orientador: Silva, Marcos Antonio da
Primeiro membro da banca: Pietrafesa, José Paulo
Segundo membro da banca: Mello, Marcelo de
Resumo: A dissertação analisa as práticas de Educação Ambiental (EA) nas Escolas de Tempo Integral (ETIs) (de 1º ao 5º ano) próximas às nascentes do rio Meia Ponte, (Escola Estadual de Tempo Integral Alfredo Nasser e a Escola Estadual de Tempo Integral Ary Demósthenes), localizadas no município de Itauçu-Go. Aborda como é realizado o ensino de EA nas instituições citadas mediante pesquisa realizada com alunos, pais, professores, gestores e funcionários. Descreve as principais concepções acerca da EA a sua importância nas ETIs para a conservação do rio Meia Ponte, e algumas teorias para reflexão de uma nova forma de trabalhar a EA, para preservação da vida. A pesquisa de campo constata que a comunidade escolar tem noção de algumas informações superficiais, relacionadas à EA, mas que nem sempre transformam-se em conhecimento. Os resultados mostram que os docentes trabalham com seus alunos alguns conceitos de EA, mas ainda é um trabalho tímido com a fragmentação dos conteúdos, descontextualizados e os temas trabalhados pouco se preocupam em relacionar o aprendizado com os problemas ambientais locais e principalmente com rio Meia Ponte, o que gera certo descaso para realizar sua conservação. Observa-se que os docentes não têm formação especifica para trabalhar com EA, e essa carência sinaliza uma das justificativas nas dificuldades em abordar o tema. Ressalva-se que para ocorrer um efetivo desenvolvimento de práticas ambientais é necessário mudança e comprometimento no processo de ensino e aprendizagem de toda a comunidade, uma vez que os alunos mostram se receptivos em trabalhar com EA, mais existe a necessidade de qualificar os professores para que possam transmitir o conhecimento a fim de que os alunos compreendam, assimilem e vivam o que foi aprendido.
Abstract: This study is a research of the practices of environmental education (EE) in the Full- Time Schools (FTS) from (1 st to 5th year) near the headwaters of the Meia Ponte river, which are: State Full-Time School Alfredo Nasser and State Full-Time School Ary Demósthenes, both located in the city of Itauçu-GO. It discusses how the teaching is done in the institutions cited by EE research with students, parents and teachers, managers and employees. It describes the main conceptions of the EE and the importance of conservation in the FTSs for the Meia Ponte River, some theories are used to thinking of a new way of working the EE to preservation of life. It notes to the research field in which the school community is aware of some superficial information, related to EE, but these do not Always turn into knowledge, the results show that teachers work with their students some concepts of EE, but is still a working with shy fragmentation of contents with deficit contextualize the themes worked and little cares to relate learning with local environmental issues and specially with Meia Ponte river that occurs a certain indifference to perform its conservation. It is observed that teachers are not trained to work EE specifies it can be one of the justifications, the difficulties in addressing the issue. We conclude that in these cases to develop effective environmental practices and commitment it is necessary to change the process of teaching and learning for the whole community, as students show proved receptive to working with EE, and there is a need for qualified teachers they can pass on the knowledge so that students understand, they absorb and live what was learned.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Rio Meia Ponte
Escolas de Tempo Integral
Comunidade Escolar
Sensibilização
Environmental Education
Meia Ponte River
Full-Time Schools
school community awareness
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Ecologia e Produção Sustentável
Citação: SILVA, Lilian Soares da. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL (DE 1º AO 5º ANO) PRÓXIMAS ÀS NASCENTES DO RIO MEIA PONTE.. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2521
Data de defesa: 21-Fev-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

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