Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2531
Tipo do documento: Dissertação
Título: O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA/GO.
Autor: Duarte, Lucimar 
Primeiro orientador: Rocha, Cleonice
Primeiro membro da banca: Silva, Marcos Antonio da
Segundo membro da banca: Pietrafesa, José Paulo
Resumo: Na construção civil, as construtoras retiram da natureza seus insumos e matérias primas para realização de suas atividades gerando grandes quantidades de resíduos sólidos que, devolvidos a natureza contribuem para a degradação do meio ambiente. Esse trabalho mapeou por meio de pesquisa descritiva e exploratória o gerenciamento de resíduos sólidos em três construtoras do município de Goiânia-GO, em que, se evidenciou ações de controle na produção como busca do desenvolvimento sustentável orientada segundo a legislação ambiental. Evidenciou-se que as construtoras participam e treinam os trabalhadores quanto ao uso das tecnologias inovadoras para promover aprendizado de práticas ecologicamente corretas que evitem degradação ambiental. Investigou-se também, por meio de questionários, a percepção do trabalhador sobre as atividades desenvolvidas por seus empregadores como impactantes na qualidade de vida para a sociedade local e meio ambiente, O questionário foi aplicado a 10% (dez por cento) dos trabalhadores com vínculos empregatícios com as construtoras, escolhidos aleatoriamente e foi dividido em três partes: perfil do trabalhador, experiência na indústria da construção civil e práticas de proteção ao meio ambiente e aprendizado. Os resultados mostraram que 26% dos trabalhadores têm mais de dez anos de experiência na construção civil, 19% mais de três anos e 14% menos de três anos. Evidenciou-se que a maioria dos pesquisados percebem que as práticas de proteção utilizadas em suas atividades construtivas contribuem para diminuir a quantidade de entulhos gerados. Os resultados quanto à proteção do meio ambiente mostraram que todos os pesquisados de duas construtoras e metade da outra construtora possuem essa percepção. Todos os trabalhadores das construtoras pesquisadas percebem que ao diminuir os entulhos estão protegendo o planeta e melhorando a saúde das pessoas. Na Construtora 3, 100% dos trabalhadores percebem a necessidade de repassar as informações aos parentes e amigos, 71% dos pesquisados da Construtora 2 veem essa necessidade seguido de 48% da Construtora 1. A grande maioria dos pesquisados nas três construtoras percebem que as práticas para reduzir o volume de resíduos sólidos na construção civil contribuem para a proteção do planeta. Os resultados indicam que a Construtora 3 cumpre melhor seu papel na percepção dos trabalhadores. Conclui-se que não há gerenciamento participativo nas três construtoras, pois os trabalhadores executam as atividades construtivas em obediência aos gestores.
Palavras-chave: Gerenciamento
Desenvolvimento sustentável
Resíduos sólidos
Legislação Ambiental
Management
Sustainable development
Solid waste
Environmental Legislation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Ecologia e Produção Sustentável
Citação: DUARTE, Lucimar. O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA/GO.. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2531
Data de defesa: 25-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIMAR DUARTE.pdf20,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.