Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2567
Tipo do documento: Dissertação
Título: O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
Título(s) alternativo(s): tourism; sustainability; marketing; satisfaction;
Autor: Mesquita, Simone Maria Moura 
Primeiro orientador: Rocha, Cleonice
Primeiro membro da banca: Machado, Ricardo Luiz
Segundo membro da banca: Pietrafesa, José Paulo
Resumo: O turismo vem se destacando como uma das mais importantes atividades econômicas de vários paises. Dentre as várias tipologias de turismo existentes está o turismo na natureza que pode ser praticado em vários locais do Brasil entre eles encontra-se o município de Pirenópolis, estado de Goiás, que oferece um grande potencial para a prática deste. No presente trabalho analisou-se o desenvolvimento e o marketing do turismo na natureza em Pirenópolis adotando como base a visão do turista. Para tanto, levantou-se informações sobre a infra-estrutura dos atrativos mais procurados do turismo na natureza em Pirenópolis, caracterizou-se o perfil do turista que freqüenta este, averiguou-se o grau de satisfação deste e por fim verificou-se como está sendo realizado o marketing, por meio de levantamento de dados primários nos atrativos mais procurados e pousadas e também entrevistas com os guias e com turistas praticantes do turismo na natureza. Constatou-se que os turistas estão satisfeitos com a forma de desenvolvimento do turismo na natureza, a infra-estrutura não tem sido fator de impedimento de visitas aos atrativos e o marketing não é agressivo. Porém se faz necessário impor capacidade de carga para os atrativos e cuidados devem ser tomados para não realizar divulgação em massa a fim de não causar degradação nas áreas onde o turismo é praticado.
Abstract: Tourism is an important economic activity in many countries, including Brazil, and has many types. The tourism of nature is widely spread in Brazil and is found in the municipality of Pirenópolis, State of Goias, which has a great potential for this kind of tourism. The objectives of this dissertation were to determine the evolution and marketing of the tourism of nature in Pirenopolis from the point of view of the tourists. To carry out this study, data on infrastructure and facilities of the tourism spots, tourist s social profile, degree of tourist s satisfaction with they found in the municipality, and tourism marketing were gathered. The data were collected in hotels, called pousadas , and from interviews with tourists and with guides. The results showed that the tourists are satisfied with the tourism of nature found in Pirenópolis, the infrastructure and facilities in Pirenópolis are enough to support this kind of tourism, and the marketing does not bother the tourists. However, care should be taken to not over cloudy the tourism spots and for not using the tourism marketing excessively in order to preserve the spots from environmental degradation.
Palavras-chave: hospedagem
identidade
autenticidade
cultura goiana
simulacro
reconstrução
hosting
identity
authentic
Goiás s culture
simulacrum
reconstruction
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Ecologia e Produção Sustentável
Citação: MESQUITA, Simone Maria Moura. tourism; sustainability; marketing; satisfaction;. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567
Data de defesa: 20-Dez-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE MARIA MOURA MESQUITA.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.