Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2576
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunidade Voadeira e a gestão do território
Autor: Zavareze, Sônia Salete 
Primeiro orientador: Moysés, Aristides
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ycarim Melgaço
Segundo membro da banca: Ribeiro, Hidelberto de Sousa
Resumo: Barra do Garças é um município do Leste do Estado de Mato Grosso, às margens do Rio Araguaia. De origem garimpeira, é composto de índios e migrantes oriundos de várias partes do país. Alguns desses migrantes, por volta de 1950, ocuparam a Fazenda Voadeira. O proprietário, anos depois, negociou com os ocupantes, que regularizaram suas chácaras ou venderam o direito a fazendeiros da região. Da área remanescente da Fazenda, o proprietário doou 10 alqueires ao Estado, em cujo espaço está localizada a Vila Voadeira. Parte dessa área foi grilada por fazendeiros e agregada às suas propriedades. Uma alternativa econômica encontrada pela Comunidade, agora sem área para plantio, foi criar a Associação de Moradores e Pequenos Produtores do Distrito de Voadeira e produzir derivados de caju, planta abundante na região. Apesar da importância histórica para a região, por ter sido caminho para Cuiabá e sede de um posto de telégrafo, que, à época da Fundação Brasil Central, impediu a Revolta do Veloso contra o governo JK, a Comunidade sofre um processo de decadência. Atualmente com 71 moradores, forma uma ilha entre as fazendas e chácaras e os moradores sofrem carência dos serviços básicos. Nossa pesquisa baseou-se no estudo teórico do processo de ocupação do Centro-Oeste, na sustentabilidade e na questão agrária e, com aplicação de questionários e entrevistas, foi possível fazer uma descrição etnográfica da Comunidade, estudar as relações sócio-econômicas e avaliar a sua sustentabilidade. A conclusão que se teve foi de que não há sustentabilidade nas atividades da Comunidade e, por isso, indicamos algumas ações, com objetivo de geração de renda dentro da perspectiva sustentável e que podem servir de exemplo para outras comunidades da região.
Palavras-chave: comunidade
community
sustentabilidade
caju
produção
sustainability
cashew
production
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Biologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Citação: ZAVAREZE, Sônia Salete. Comunidade Voadeira e a gestão do território. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável) -- Departamento de Biologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2576
Data de defesa: 29-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONIA SALETE ZAVAREZE.pdf6,87 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.