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dc.creatorAbdala, Ivanilde Maria de Rezende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3853190880804753por
dc.contributor.advisor1Pasqualetto, Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143por
dc.contributor.referee1Santos, Nivaldo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792678J0por
dc.contributor.referee2Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109150393605727por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:49:53Z-
dc.date.available2014-04-10-
dc.date.issued2013-03-22-
dc.identifier.citationABDALA, Ivanilde Maria de Rezende. APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA.. 2013. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2805-
dc.description.resumoA concentração cada vez maior da população nas cidades, resultado de um processo de urbanização rápido e descontrolado e a ausência de políticas públicas que disciplinem o uso indiscriminado do veículo motorizado individual, tem resultado, na maioria das cidades brasileiras, em aumento significativo do número de veículos. Resulta também na consequente deterioração da mobilidade e da qualidade da vida urbana. A necessidade de um planejamento que integre melhor o uso e ocupação do espaço urbano e a mobilidade decorrente tem levado a estudos e investigações na busca de indicadores e índices capazes de medir a qualidade de vida da população associando-a à qualidade da mobilidade. Nesta direção foi desenvolvido por (Costa 2008), o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável IMUS, o qual avalia quantitativamente e qualitativamente vários aspectos pertinentes à mobilidade, incluindo os cenários essenciais social, econômico e ambiental. Esta dissertação objetiva a aplicação deste índice na cidade de Goiânia (GO) de forma a oferecer um diagnóstico das condições de mobilidade na cidade à luz desta metodologia. A partir da avaliação do desempenho de cada indicador, também objetiva oferecer subsídios à tomada de decisão dos gestores públicos no que se refere aos processos de formulação, implantação e monitoramento de políticas públicas com vistas à promoção da mobilidade urbana sustentável e consequentemente da qualidade de vida na cidade. Os resultados indicam que embora ainda distante de alcançar níveis de sustentabilidade plenamente satisfatória (próximo de 1,0), o valor calculado (0,658) sugere, entretanto, que a mobilidade em Goiânia começa a trilhar, mesmo que de forma ainda tímida, os princípios da sustentabilidade.por
dc.description.abstractThe increasing concentration of the population in the cities resulted from a very rapid and uncontrolled urbanization process and the absence of public policies to regulate the indiscriminate use of private motorized vehicles has resulted, in the major Brazilian cities, in a significant increase of the number of vehicles and, hence in the deterioration of quality of urban life. The necessity of an urban planning that is able to better integrate the use and occupation of urban spaces and the mobility derived from them, has lead to many studies and research in order to develop indicators and indexes to measure the quality of life associated with the quality of mobility. Intending to do that Costa, 2008, developed the Index of Sustainable Urban Mobility (I_SUM). This index evaluates qualitatively and qualitatively many aspects belonging to the concept of mobility, including the essential scenarios social, economic and environmental. This study aims the applications of the index in Goiania (GO) city, in order to make a diagnosis of the urban mobility conditions in the city in the light of this methodology and offer subsidies to the city decision- makers referring to implementation and monitoring of public policies to promote the sustainable urban mobility and hence the quality of urban life. Results of the study indicate that the city it is still far from to reach a high level of sustainable mobility (1,0), but despite of its not very satisfactory index (0,658), the value indicates that the city it is in the track towards the principles of sustainable urban mobility.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:49:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IVANILDE MARIA DE REZENDE ABDALA.pdf: 5265455 bytes, checksum: afb9c0d185f08b6747c0488a49d8fb8b (MD5) Previous issue date: 2013-03-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8991/IVANILDE%20MARIA%20DE%20REZENDE%20ABDALA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programDesenvolvimento e Planejamento Territorialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMobilidade Sustentávelpor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectIndicadores de mobilidadepor
dc.subjectÍndice de Mobilidade Sustentávelpor
dc.subjectGoiâniapor
dc.subjectSustainable Mobilityeng
dc.subjectUrban Planningeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectMobility Indicatorseng
dc.subjectIndex of Sustainable Urban Mobilityeng
dc.subjectGoianiaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAPLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA.por
dc.typeDissertaçãopor
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