Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2905
Tipo do documento: Dissertação
Título: INDICADORES DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE /GO: IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS E NA SAÚDE
Autor: Coelho, Lorena Marques de Castro 
Primeiro orientador: Barberi, Maira
Resumo: A área de estudo do presente trabalho é a bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, localizada entre as cidades de Ouro Verde e Goiânia, no Estado de Goiás. O Ribeirão apresenta problemas ligados a urbanização desordenada de suas margens e de seu entorno, como, contaminação das águas, degradação da flora e da fauna da região e o acúmulo de lixo que são jogados em lugares inadequados. O trabalho tem como objetivo, identificar indicadores de impactos ambientais causados pela antropização da bacia, abrangendo: depósitos tecnogênicos, erosões, desmatamentos de área de preservação permanente, assoreamentos e presença de pastagens e lavouras. Apresentar como esses impactos podem trazer consequências para a saúde humana. Foi realizado levantamento em campo buscando áreas potencialmente impactadas, posteriormente foram identificados e observados 22 (vinte e dois) pontos, em que foram feitas observações, anotações, registros fotográficos e localizações em coordenadas geográficas. As etapas de campo foram feitas em períodos matutinos e vespertinos, em setembro e dezembro de 2009 e janeiro e março de 2010. Após o estudo de campo foram feitos levantamentos bibliográficos a respeito da saúde das populações da área estudada. Dos 22 (vinte e dois) pontos observados foram identificados 16 (dezesseis) pontos desmatados, sem a presença da área de preservação permanente e/ou com mata ciliar residual, 9 (nove) pontos identificados com erosões, 7 (sete) pontos com presença de assoreamentos, 14 (quatorze) pontos foram identificados com presença de depósitos tecnogênicos e 15 (quinze) pontos com formação de pastagens para a criação de animais e formação de lavouras para a agricultura. Conforme observado em campo, todos os pontos analisados apresentaram impactos ambientais causados direta ou indiretamente pela antropização da área estudada. Assim foram evidenciados problemas ambientais e os impactos que eles causam no meio ambiente e consequentemente na saúde da população que vive na área estudada.
Palavras-chave: Ribeirão João Leite
Impactos Ambientais
Água
Saúde Humana
Environmental Impacts
Water
Human Health
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: COELHO, Lorena Marques de Castro. INDICADORES DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE /GO: IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS E NA SAÚDE. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2905
Data de defesa: 14-Dez-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENA MARQUES DE CASTRO COELHO.pdf7,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.