Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Leonardo Goulart-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440324490019421por
dc.contributor.advisor1Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2por
dc.contributor.referee1Viana, Fabiana Pavan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8480988074690687por
dc.contributor.referee2Rosa, Erico Naves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563679469245743por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:53:37Z-
dc.date.available2015-01-15-
dc.date.issued2012-10-02-
dc.identifier.citationNUNES, Leonardo Goulart. Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2910-
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa qualitativa em ciências ambientais e educação que trata sobre as influências que a vegetação e o contato com a natureza exercem sobre os estudos e a vivência dos alunos do ensino médio técnico de uma escola situada na zona rural Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. Tem como objetivo identificar os aspectos ambientais rurais que favorecem os estudos, conhecer os benefícios físicos, emocionais e educacionais gerados pelo estudo na zona rural em contato direto com a natureza, bem como identificar quais práticas educativas e elementos da paisagem precisam ser otimizadas para tornar o ambiente de ensino mais agradável. O método científico utilizado foi a Teoria fundamentada em dados Grouded Theory , que estuda uma determinada realidade objetivando produzir novas teorias científicas a partir da análise de dados coletados em entrevistas e observações de campo. Os resultados encontrados revelam que o ambiente de ensino imerso na natureza influencia positivamente os estudos, melhora a convivência, as condições de saúde e promove a restauração emocional e cognitiva dos alunos. Observou-se ainda que a natureza contribui com o contexto do ensino ao ser utilizada como sala de aula e material didático, possibilitando o despertar de uma identidade ecológica. E ainda, foi diagnosticado que é preciso otimizar a paisagem, a infraestrutura e as práticas educativas para tornar o ambiente de ensino mais agradável.por
dc.description.abstractThis research is a qualitative study in environmental science and education sought to know how the presence of vegetation and contact with nature influence the experience of high school students in a technical institute Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí located in a rural area. Aims to identify which environmental features in rural area favor studies, know the physical, emotional and educational benefits are generated by the study in a countryside, in contact with nature, as well identify which educational practices and landscape elements need to be optimized to make the learning environment more enjoyable. The Grounded Theory has been used as scientific method of research that study a particular reality, seeking to develop a new scientific theory from analysis of data collected from interviews and field observations. The results of this research show that the learning environment, whenever immersed in nature, influences positively the learners mood and study capability, improves coexistence and health, and restoring emotional and cognitive capacity. It was further observed that nature contributes to the context of teaching, because it was used as teaching environment and courseware enabling the awareness of an ecological identity. And yet, was diagnosed the necessity to optimize the scenery, infrastructure and educational practices to make the learning environment more enjoyable.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:53:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEONARDO GOULART NUNES.pdf: 11192368 bytes, checksum: c47afb8fee1f63427d4388d285c8fd66 (MD5) Previous issue date: 2012-10-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8863/LEONARDO%20GOULART%20NUNES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programCiências Ambientais e Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectambiente naturalpor
dc.subjectemoções positivaspor
dc.subjectsaúdepor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectnatural environmenteng
dc.subjectpositive emotionseng
dc.subjecthealtheng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectlearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleAmbiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaípor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO GOULART NUNES.pdf10,93 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.