Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2935
Tipo do documento: Dissertação
Título: INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO DE BECK (BDI) EM MULHERES MASTECTOMIZADAS DE TERESINA-PI
Título(s) alternativo(s): Beck Depression Inventory (BDI) in mastectomy patients Teresina-PI.
Autor: Mendes, Sabrina Moita Costa 
Primeiro orientador: Rodrigues, Flávia Melo
Resumo: A neoplasia mamária é uma doença ameaçadora e temida entre as mulheres, pois representa uma das principais causas de morte na população feminina. Além disso, tem como principal recurso terapêutico a mastectomia, que traz consequências dolorosas na vida das mulheres em virtude dos efeitos psicológicos, das limitações e das mudanças no estilo de vida. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo: avaliar a depressão em pacientes mastectomizadas de Teresina-PI, utilizando o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, a qual partiu de um levantamento bibliográfico em acervos bibliotecários e de publicações eletrônicas, além da utilização de alguns instrumentos de coleta de dados, como entrevista semi-estruturada e o BDI. Os dados foram analisados e organizados em quadro categorias: saberes sobre a doença; o diagnóstico de câncer; repercussões da cirurgia de mastectomia; importância do apoio familiar e do companheiro e crenças. Os resultados permitiram identificar que a mastectomia gera implicações de ordem emocional, física e social. No que se refere às implicações de ordem emocional essas mulheres apresentavam sentimentos como: medo, ansiedade, diminuição da auto-estima e depressão. No campo social, elas têm receio em relação ao preconceito da mutilação que a mastectomia prova nelas e na sociedade. Apesar de todas as implicações representadas identificou-se com aplicação do BDI que essas mulheres apresentavam quadros leves de depressão e a maioria não apresentavam. Conclui-se, portanto, que a neoplasia mamaria e a mastectomia são responsáveis por um grande impacto na vida dessas mulheres e que o apoio da família, dos amigos e do companheiro, juntamente com a fé em Deus, as ajuda a superar as dificuldades.
Palavras-chave: Mastectomia
Câncer de mama
Qualidade de vida
Depressão
Mastectomy
Breast Cancer
Quality of Life
Depression
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: MENDES, Sabrina Moita Costa. Beck Depression Inventory (BDI) in mastectomy patients Teresina-PI.. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2935
Data de defesa: 25-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA MOITA COSTA MENDES.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.