Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2957
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ser-Diabético: significados e sentimentos.
Autor: Ferreira, Adriano Borges 
Primeiro orientador: Pinho, Lícia Maria Oliveira
Resumo: O diabetes mellitus é uma doença crônica que atinge todos os níveis sociais e possui uma capacidade impressionante de adquirir novos adeptos, pois já são aproximadamente 12 milhões de diabéticos diagnosticados no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), de 2013. Os diabéticos apresentam dificuldade natural para dedicar-se à mudança de hábitos e modo de vida para reduzir os efeitos degenerativos causados pela doença crônica. Ao decidir pelo mestrado me propus a buscar respostas e caminhos com a finalidade de atender às necessidades dos usuários de forma resolutiva e humanizada; através de pesquisa do tipo qualitativa, com análise fenomenológica. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e audiogravada, para transcrição, leitura e interpretação dos dados. Participaram do estudo 14 pessoas que consentiram em participar espontaneamente em gravar a entrevista, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Após análise, foram reunidos os resultados em três categorias: O significado do Ser-Diabético ; Ser-Diabético é como viver em um Casulo e O trabalho da ESF e a possibilidade de Ser-Diabético . Assim, espero que o revelado ficou claro, que significados e sentimentos do existir para cada pessoa é diferente; o que nos faz refletir o cuidar de cada cliente ao seu modo de viver, de existir, dentro de seus conhecimentos, saberes e convicções. É necessário saber ouvir, conhecer profundamente cada Ser para então, propor mudanças em seu cotidiano, de forma que o cuidado seja individual, planejado e que reflita também em seu contexto familiar.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Saúde pública
Estratégia Saúde da Família
Diabetes mellitus
Public health
Family health strategy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: FERREIRA, Adriano Borges. O Ser-Diabético: significados e sentimentos.. 2013. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2957
Data de defesa: 16-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANO BORGES FERREIRA.pdf584,24 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.