Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2983
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cuidados paliativos no âmbito domiciliar na perspectiva de cuidadores familiares de pessoas com câncer: revisão integrativa da literatura.
Título(s) alternativo(s): Palliative care in the home environment from the perspective of family caregivers of people with cancer: a literature review.
Autor: Fontana, Ana Paula 
Primeiro orientador: Vila, Vanessa da Silva Carvalho
Primeiro membro da banca: Mota, Dálete Delalibera Corrêa de Faria
Segundo membro da banca: Ribeiro, Maysa Ferreira Martins
Resumo: As neoplasias são as condições crônicas que mais matam mundialmente, consideradas como a segunda maior causa de mortes em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Assim, o processo de morrer por câncer se torna mais evidente na atualidade, sendo necessária uma visão ampla sobre o acolhimento de pacientes e familiares que vivenciam esse processo, marcado por desafios, tendo a família o papel fundamental nos cuidados prestados. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa que teve como objetivo analisar as evidências disponíveis sobre os cuidados paliativos domiciliares de pessoas adultas e idosas com câncer, na perspectiva do cuidador familiar. A amostra foi constituída por 23 artigos científicos publicados nos idiomas inglês e português, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, no PUBMED e CINAHL, entre 2004 a 2013. Os artigos analisados descreveram a experiência dos cuidados paliativos domiciliares de pessoas adultas e idosas na terminalidade da vida na perspectiva dos familiares. Os resultados estão organizados em três unidades temáticas: características gerais das publicações; Experiências vivenciadas frente aos cuidados paliativos domiciliares e Estratégias de intervenções em saúde. A maioria dos artigos foi publicada em inglês (78,3%), entre 2007 e 2009 (43,5%), sendo a enfermagem a área de conhecimento que mais pesquisou a temática (52,2%). Trata-se de um tema pesquisado, principalmente, por canadenses (26,1%) e brasileiros (21,7%). A experiência do cuidado paliativo domiciliar foi descrita em 19 artigos, sendo que 15 (78,9%) são com delineamento qualitativo, que focaram a realidade social vivenciada por famílias de pessoas adultas ou idosas com câncer em fase terminal. Foram descritos aspectos positivos, negativos e os desafios para o cuidado paliativo no âmbito domiciliar. Quanto aos aspectos positivos, os pesquisadores descreveram experiências relacionadas à autoeficácia, ao crescimento pessoal, a melhora na relação familiar e a satisfação com os serviços de saúde. Já como aspectos negativos, os pesquisadores descreveram experiências relacionadas a sofrimento emocional, sobrecarga de trabalho, condições financeiras, quebra das relações familiares e insatisfação com os serviços de saúde. E os desafios identificados foram adaptar-se à nova realidade, compreender o processo de terminalidade e apoio de uma equipe multidisciplinar. Quanto às intervenções em saúde direcionadas para o cuidado paliativo domiciliar, foram identificadas estratégias para assistir o familiar que vivencia esse processo de adoecimento do ente querido, assim como orientações das práticas de cuidados, que os familiares poderão realizar. Concluiu-se que familiares necessitam de suporte profissional por meio de orientações no início do tratamento dos cuidados paliativos, permitindo acesso à educação e gestão do tempo e recursos para que possam diminuir a probabilidade de sequelas biopsicossociais negativas.
Palavras-chave: Cuidados
Oncologia
Terminalidade
Care
Oncology
Terminality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: FONTANA, Ana Paula. Palliative care in the home environment from the perspective of family caregivers of people with cancer: a literature review.. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2983
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Fontana.pdf856,76 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.