Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3044
Tipo do documento: Dissertação
Título: Padrões Espaciais e Conservação da Diversidade de Serpentes do Bioma Cerrado
Autor: Couto, Larice de Fátima Machado 
Primeiro orientador: Diniz Filho, José Alexandre Felizola
Resumo: Até recentemente, a conservação do Cerrado tem sido negligenciada e tentativas de estabelecer áreas prioritárias para conservação foram baseadas em critérios subjetivos. As estratégias de conservação da biodiversidade devem passar por uma avaliação inicial dos processos ecológicos e evolutivos que geraram e mantém a diversidade de espécies em uma dada região, ou local. No presente trabalho, foram utilizados dados macroecológicos de distribuição de 129 espécies de serpentes do Cerrado para avaliar padrões espaciais na riqueza, bem como para propor uma estratágia de conservação para essas espécies. Os pontos de ocorrência foram mapeados em uma Grid de 181 células com resolução de 1º, abrangendo todo a Bioma Cerrado. Verificou-se que as variáveis ambientais explicam apenas 34,65% (r² = 0.346) da variação na riqueza de serpentes do Cerrado. Para seleção de áreas prioritárias, verificou-se que são necessárias 14 quadrículas do bioma para representar todas as espécies de serpentes do Cerrado no mínimo uma vez. Células com menor custo estão concetradas principalmente no sudoeste do bioma. Os resultados demonstram que é possível gerar redes que contenham todas as espécies de serpentes e, ao mesmo tempo, menor quantidade de ocupação humana, visando minimizar conflitos entre desenvolvimento e conservação. Entretanto, esses resultados devem ser considerados preliminares e estudos mais detalhados são necessários para avaliar os padrões de riqueza de serpentes do Cerrado e estabelecer unidades de conservação, visto que, para a maioria das espécies, o conhecimento sobre distruição e taxonomia é incompleto.
Palavras-chave: CERRADO
SERPENTE
BIODIVERSIDADE
MACROECOLOGIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: COUTO, Larice de Fátima Machado. Padrões Espaciais e Conservação da Diversidade de Serpentes do Bioma Cerrado. 2006. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3044
Data de defesa: 23-Jun-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larice de Fatima Machado Couto.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.