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Tipo do documento: Dissertação
Título: A MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRÂNSITO EM GOIÂNIA, 1996 - 2002
Autor: Carvalho, Gélcio Sisteroli de 
Primeiro orientador: Albuquerque, Eduardo Simões de
Resumo: A morbi-mortalidade patrocinada pelos acidentes de trânsito está relacionada com o processo de urbanização das polis e com a história natural da doença sustentada na teoria multifatorial com coorte de prognóstico reservado e, pela gravidade dos eventos, determinante para o surgimento de variáveis médico-sanitárias, familiares, sociais e econômicas. Goiânia, no período de 1996 a 2002, experimentou um crescimento da mortalidade pelos acidentes de trânsito da ordem de 36,18%. O índice de mortalidade proporcional no Capítulo das Causas Externas apresentou uma mediana de 38,8% e, por sexo, índices de 84,65% no masculino contra 15,35%, no feminino. Os atropelamentos, eventos envolvendo ciclistas, motociclistas e carros apresentaram aumentos no período de, respectivamente, 168,29%, 840%, 1.050% e 450%. Este estudo demonstrou que, de todos os óbitos ocorridos em Goiânia por acidentes de trânsito, aproximadamente, 40% envolveram adolescentes e adultos até 29 anos. Com relação às informações geradas através do Sistema de Informações sobre Mortalidade, a partir das Declarações de Óbitos emitidas pelo Instituto Médico Legal de Goiânia, apresentam deficiências na qualidade do preenchimento do instrumento de notificação. Na avaliação de 527 óbitos por acidentes de trânsito, no ano de 2002: 97,53% ignoraram o grau de instrução da vítima; 62,04% não mencionaram a presença de assistência médica; 35,83% classificaram os eventos como outros acidentes de transporte terrestre , sem a caracterização da vítima e do veículo; 96,39% não foram relacionados ao trabalho da vítima; e nenhuma declaração localizou o logradouro do acidente. A tentativa de georreferenciar em um mapa, utilizando um Sistema de Informação Geográfico, foi comprometida em função da impossibilidade de estabelecer, com dados significativos estatisticamente, o resgate de informações utilizando as bases de dados do Instituto de Criminalística (16,51%) e do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências do Estado de Goiás (20,68%). Por se tratar de causas evitáveis onde o homem assume a condição de vítima e vilão do próprio processo, o controle epidemiológico desta importante causa de óbito será possível com medidas interdisciplinares, multiprofissionais e intersetoriais, através das leituras envolvendo a ética e a cidadania, consolidando medidas eficazes para desenvolver a Saúde Pública no espaço urbano de Goiânia.
Abstract: The morbidity and mortality caused by traffic accidents is related to the process of urbanization and with the natural history of disease supported by multifactorial theory with coorte in reserved prognostics and, for the gravity of the events, determinant of the medical-sanitary, familiar, social and economic variable. Goiânia, from 1996 to 2002, experienced an increase of 36,18% in the number of deaths by traffic accidents. The rate of proportional mortality in the chapter of the external causes presented a median of 38,8% and sex distribution of 84,65% male and 15,35% female. Running overs, cyclists, motorcyclists, events involving cars had presented increases in the period of, respectively, 168,29%, 840%, 1.050% and 450%. This study it demonstrated that, of all the deaths occurred in Goiânia by traffic accidents, approximately, 40% had involved adolescents and adults up to 29 years. The information available through the Mortality Data System, based on death certificates (DC) issued by the Institute of Forensic Medicine (IFM), presents deficiencies caused by bad death notification form fulfilling. Evaluating 527 deaths by traffic accidents, in 2002, 97,53% had no information on the degree of instruction of the victim; 62,04% did not mention the presence of medical assistance; 35,83% classified the events as "other terrestrial transportation accidents", not characterizing the victim and the vehicle; 96,39% were not reported as work accidents; and not a single form had the location of the accident. The objective of obtaining a reliable geographic distribution of deaths, using a Geographical Information System, was compromised because of the impossibility to establish, with statistical significance the location of deaths. The information used was retrieved from the databases of the Criminology Institute (only 16,51% of the total death available) and of the Integrated System of Attendance to the Trauma and Emergencies of Goiás State (only 20,68%of the total death available). Traffic accidents is an event where the human being assumes the condition of both victim and villain of the process, therefore the epidemiologic control of this important cause of death will be possible with an interdisciplinary approach, with professionals from different sectors, through readings involving ethics and citizenship, consolidating efficient measures to develop Public Health in the urban space of Goiânia.
Palavras-chave: acidente de trânsito
mortalidade
Goiânia-GO
accident of traffic
mortality
Goiânia-GO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: CARVALHO, Gélcio Sisteroli de. A MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRÂNSITO EM GOIÂNIA, 1996 - 2002. 2004. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3074
Data de defesa: 20-Abr-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

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