Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Sibelle da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3424040304971122por
dc.contributor.advisor1Santos, Nivaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792678J0por
dc.contributor.advisor-co1Baldino, José Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Pasquali, Marilda Shuvartz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7325765815766484por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:55:33Z-
dc.date.available2015-01-27-
dc.date.issued2008-12-18-
dc.identifier.citationFONSECA, Sibelle da. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA: GARANTIA DA SADIA QUALIDADE DE VIDA?. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3089-
dc.description.resumoAs mediações entre meio ambiente, saúde e educação constituem o tema deste trabalho. A pesquisa envolveu 05 escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Goiânia, entrevistando-se, por intermédio de questionários com questões abertas, os 02 responsáveis pelas diretrizes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, 05 coordenadores pedagógicos, 07 professores e 40 alunos que cursam os 2º e 3º ciclos das escolas periféricas do município, situadas em áreas degradadas ou com precária infra-estrutura do entorno da cidade de Goiânia, no intuito de identificar as representações sociais sobre meio ambiente e verificar se o tema Educação Ambiental, da forma como vem sendo ministrado, suscita a participação dos jovens no controle da qualidade ambiental como garantia de uma sadia qualidade de vida. O direito de acesso à Educação Ambiental, garantido constitucionalmente, é respaldado pela Prefeitura de Goiânia, porém não se efetiva como uma prática. Nesse sentido, a pesquisa aponta a existência de outros fatores críticos para a implantação de uma educação diferenciada voltada para a formação de um cidadão atuante.por
dc.description.abstractThe interfacing between the environment, health and education constitute the subject of this work. The research involved 05 elementary public schools of Goiania, conducting interviews (using questionnaires with open-ended questions) with those people in charge of educational directives with the Municipal Secretary of Education, 02 educational coordinators, 07 teachers and 40 students of the second and third levels, in schools located on the outskirts, in rundown areas or with decaying infrastructure, around the city, with the objective of identifying some social issues about the environment and verifying if the subject of Environmental Education, in the form it has been managed, encourages young people to participate in the control of environmental quality as a way of ensuring a healthy quality of life. The right to have access to Environmental Education, constitutionally guaranteed and supported by the City Hall of Goiania, however, is not put into practice regularly but the research indicates that other critical factors exist for the implementation of a differentiated education directed towards the formation of an active citizen.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sibelle da Fonseca.pdf: 1462507 bytes, checksum: f3ffb035906d994be0f9e735f7a34316 (MD5) Previous issue date: 2008-12-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9569/Sibelle%20da%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programCiências Ambientais e Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectescolas da rede pública municipal de Goiâniapor
dc.subjectparticipação dos jovenspor
dc.subjectcontrole da qualidade ambientalpor
dc.subjectthe environmenteng
dc.subjectpublic schools of Goianiaeng
dc.subjectyouth participationeng
dc.subjectcontrol of environmental qualityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA: GARANTIA DA SADIA QUALIDADE DE VIDA?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sibelle da Fonseca.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.