Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3100
Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DOS GRÂNULOS DO PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO GROSSO EM FAN HEP-2
Autor: Araújo, Flávia Ikeda e 
Primeiro orientador: Rassi, Cláudia Maria
Primeiro membro da banca: Silva, Nilzio Antônio da
Segundo membro da banca: Martins, Wellington Santos
Resumo: Os anticorpos antinucleares, bastante heterogêneos quanto à sua especificidade antigênica, são de grande relevância clínica para o diagnóstico e a monitoração terapêutica em doenças reumáticas autoimunes. A técnica de imunofluorescência indireta (IFI) para pesquisa de auto-anticorpos antinucleares em células HEp-2 (FAN HEp-2) é um teste sensível e atualmente o de escolha para a triagem de uma grande variedade de auto-anticorpos. O padrão de imunofluorescência pode fornecer uma idéia preliminar dos possíveis auto-anticorpos envolvidos. Os padrões nucleares pontilhado grosso (relacionado aos anticorpos anti-Sm e anti-U1RNP) e pontilhado fino (envolvido com os anticorpos anti-SSA/Ro e anti-SSB/La) são diferenciados apenas visualmente, pelo aspecto dos grânulos presentes no núcleo celular, podendo gerar dúvidas no observador e consequentemente, comprometer o diagnóstico clínico. Neste trabalho, foram realizadas medidas dos grânulos do padrão nuclear pontilhado grosso, as quais foram correlacionadas a auto-anticorpos específicos identificados por ELISA. Cinqüenta e nove (59) amostras de soros do padrão nuclear pontilhado grosso foram analisadas, sendo 25 positivas para o anticorpo anti-U1RNP, 17 para anti- Sm/U1RNP e 17 soros-controle (negativos para anti-U1RNP e anti-Sm/U1RNP). Todas as amostras eram negativas para os anticorpos presentes no padrão nuclear pontilhado fino. As análises dos resultados demonstraram que o padrão nuclear pontilhado grosso, positivo para os anticorpos anti-U1RNP e anti-Sm/U1RNP, apresenta grânulos compreendidos entre 25,4µ2 e 155,9 µ2, sendo que grânulos com valores acima de 155,9µ2 estariam provavelmente relacionados a anticorpos inespecíficos, ainda não identificados.
Palavras-chave: Granulo padrão
Biologia Celular
Grânulo
Diagnóstico
Doença reumática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: ARAÚJO, Flávia Ikeda e. AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DOS GRÂNULOS DO PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO GROSSO EM FAN HEP-2. 2005. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3100
Data de defesa: 22-Fev-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia IKeda e Araujo.pdf460,54 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.