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dc.creatorFerreira, Orcantina Ione Teles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833413178423890por
dc.contributor.advisor1Barberi, Maira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787080E9por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:56:03Z-
dc.date.available2012-02-23-
dc.date.issued2011-08-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Orcantina Ione Teles. SAÚDE ALIMENTAR/NUTRICIONAL E AMBIENTAL DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM GOIÂNIA/GO GOIÂNIA. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3136-
dc.description.resumoA aplicação prática das orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) juntamente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas configura um cenário adjacente, podendo interferir na educação alimentar/nutricional e ambiental. O objetivo deste estudo foi analisar se a educação alimentar, nutricional e ambiental é desenvolvida na rede pública de ensino fundamental de Goiânia e se há ações didáticas concretas relacionadas à merenda escolar avaliando as diferenças entre escolas do centro e da periferia com merenda parcial e integral. Optou-se por um estudo quantitativo e os dados foram coletados em 22 escolas estaduais de ensino fundamental de Goiânia. As escolas foram divididas em três grupos: dezoito escolas de periferia com merenda parcial (EPP), três escolas centrais com merenda parcial (ECP) e uma escola central com merenda integral (ECI). Para coleta de dados foram elaborados dois questionários com base no Questionário D - Aceitação da Alimentação Escolar . Os questionários foram respondidos por 1346 alunos e 275 professores. Foram realizadas análises estatísticas descritivas das variáveis categóricas e a fim de testar se houve diferença significativa, foi utilizado o teste do qui-quadrado, cujo nível de significância adotado foi 0,05. Pôde-se concluir que 74% ECP, 100% ECI e 82% EPP% dos professores afirmam constar o PNAE no PPP das escolas. A prática de ensino da educação alimentar/nutricional e ambiental foi verificada em 51% ECP, 31% ECI e 77% EPP das respostas que confirmam existir atividade pedagógica e, grande parte afirma que também há atividades interdisciplinares. A maioria dos professores se considera qualificada para explicar sobre a importância da educação alimentar (69% ECP, 77% ECI e 81% EPP). Concernente ao funcionamento dos refeitórios as escolas estão próximas ao recomendado pelo PNAE, pois 83% ECP, 92% ECI e 100% EPP preparam a alimentação escolar na cozinha da escola ou em cozinha central. Quanto ao preparo da merenda escolar a maioria (65% ECP, 69% ECI e 74% EPP) dos professores relata que os funcionários são devidamente equipados para garantir a higiene alimentar. Ao analisar a opinião dos alunos diante às práticas relacionadas à merenda escolar conclui-se que 54% ECP, 51% ECI e 54% EPP dos alunos não gostam de algumas alimentações oferecidas. Dentre os motivos pelos quais não comem a merenda destaca-se o fato de a acharem repetitiva, de o tempo disponível para comer ser curto e em relação à estrutura física afirmam que não há mesas próprias para realizar as refeições e que o local não é limpo. A escola, por princípio, é o ambiente ideal para a promoção da saúde alimentar/nutricional e ambiental, contudo, a análise atual mostra que promover educação alimentar e nutricional exige envolvimento dos alunos, qualificação do professor, atuação do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), presença de nutricionista e melhoria da qualidade da refeição servida na escola, garantindo atendimento aos parâmetros nutricionais e promovendo educação alimentar.por
dc.description.abstractThe practical application of the National School Alimentation Program (PNAE) orientations as well as the schools Pedagogical Political Project (PPP) can both interfere in the nutritional and environmental education. This study analyzed if nutritional and environmental education is developed in the basic public schools in Goiânia, and if there are concrete didactic actions related to the school meals, looking specially at the differences between the downtown schools and those from the outskirts, with meals half-day and whole-day. This study uses a quantitative study, and the data was collected at 22 basic state schools in Goiânia. The schools were divided in three groups: eighteen outskirts schools with half-day meals (EPP), three downtown schools with half-day meals (ECP) and one downtown school with whole-day meals (ECI). To acquire the data this study used two questionnaires based on the Questionnaire D School Meals Acceptance . The questionnaires were answered by 1346 students and 275 teachers. Descriptive statistical analysis were made in order to test if there were a significant difference, as well as the chisquare test, which the significance level was 0,05. This study concluded that, in average, 74% ECP, 100% ECI e 82% EPP of the teachers declared to use the PNAE at the schools PPP. The use of nutritional education was verified in the 51% ECP, 31% ECI e 77% EPP of the answers that confirmed that practice, and most also said to use interdisciplinary activities. Most teachers consider themselves qualified to explain about the importance of nutritional education (69% ECP, 77% ECI e 81% EPP). The practice of schools kitchens staff is close to the recommended by the PNAE, 83% ECP, 92% ECI e 100% EPP cook the meals at the schools kitchen or at a central one. The average of 65% ECP, 69% ECI e 74% EPP of the teachers says that the staff is adequately equipped to guarantee the foods hygiene. Looking at the students opinions about the schools meals, we can say that 54% ECP, 51% ECI e 54% EPP of the students don t like some of the food offered. Within the reasons why the students don t eat the meals are the fact that some think of it as repetitive, that the time for eating is short, that the dining hall tables are inadequate and that the area isn t clean. The school is supposed to be the ideal place for nutritional health promotion, however, this analysis shows that promoting nutritional education requires a great evolvement from the students, teachers qualification, interference from the CAE (Council of School Feeding), presence of a nutrition professional and quality improvement of the meals served at the schools, guaranteeing the fulfillment of the nutritional parameters and promoting nutritional education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:56:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ORCANTINA IONE TELES FERREIRA.pdf: 459295 bytes, checksum: e6735221fc24c1be1e6290d7ef1247ea (MD5) Previous issue date: 2011-08-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9680/ORCANTINA%20IONE%20TELES%20FERREIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programCiências Ambientais e Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalimentação escolarpor
dc.subjectplano de alimentação escolarpor
dc.subjectnutricionalpor
dc.subjectambientalpor
dc.subjectschool mealseng
dc.subjectschool nutrition planeng
dc.subjectnutritionaleng
dc.subjectenvironmentaleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleSAÚDE ALIMENTAR/NUTRICIONAL E AMBIENTAL DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM GOIÂNIA/GO GOIÂNIApor
dc.typeDissertaçãopor
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