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Tipo do documento: Dissertação
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ATITUDES E CRENÇAS DE PAIS ACERCA DA VACINAÇÃO CONTRA VARICELA.
Título(s) alternativo(s): Social representations, attitudes and beliefs of parents about the varicella vaccination.
Autor: Correia, Sara Fernandes 
Primeiro orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
Primeiro membro da banca: Almeida, Nilza Alves Marques
Segundo membro da banca: Ribeiro, Maysa Ferreira Martins
Resumo: A vacinação é um dos meios mais eficazes para cessar a cadeia de transmissão de algumas doenças imunopreveníveis, e com isso reduzir os índices de morbimortalidade infantil. Apesar disso, em muitos casos, há controvérsia e resistência por parte da população à adesão ao procedimento. No caso da vacina contra varicela, a Organização Mundial de Saúde recomenda sua inclusão no calendário de vacinação infantil, principalmente nos países em que o agravo é um importante problema de saúde pública, e que podem sustentar um programa com alta cobertura vacinal. No Brasil, é recente a inclusão desse imunobiológico no calendário do Programa Nacional de Imunização, ocasião propícia para se investigar as representações, atitudes e crenças dos pais acerca da aplicação da vacina contra varicela nos filhos.Com o objetivo de investigar as representações sociais, atitudes e crenças dos pais ou responsáveis por crianças de 12 a 24 meses, acerca da vacina contra varicela. Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado a partir de pesquisa de campo, com utilização do referencial teóricometodológico da Teoria das Representações Sociais, viabilizada pela abordagem estrutural com base na Teoria do Núcleo Central. Os dados foram coletados em dois momentos, o primeiro pela técnica de associação livre de palavras a partir de tema indutor apresentado. O banco de dados foi processado no software EVOC. No segundo momento, foi realizada entrevista semiestruturada com parte dos integrantes da primeira fase, cujo conteúdo obtido permitiu estabelecer categorias de análise.No conjunto, os elementos que aparecem como representações sociais sobre vacinação contra varicela no filho, apontam sua constituição em dois eixos, o positivo pelos signos importante e imunidade, e o outro relativamente negativo, com a palavra dor. As categorias evidenciadas foram: O cuidado revelado sob diferentes perspectivas e os múltiplos motivos para vacinar ou não a criança. Quanto aos cuidados mencionados para se evitar doenças infectocontagiosas, apontam a vacina como importante ato de cuidado para com a criança, assim como as práticas de higiene de modo ampliado. Verificam-se alguns sinais da presença de atitudes e crenças populares, que até certo ponto contribuem para justificar determinados comportamentos considerados pela ciência como inadequados ou infundados. Há boa aceitação dos pais ou responsável em aderir à vacina contra varicela. Apesar da referência quanto à falta de informação, conseguem entender que os benefícios oferecidos pela imunização superam algum incômodo que possa causar nas crianças.
Abstract: Vaccination is one of the most effective ways to stop the chain of transmission of some vaccine-preventable diseases, and thus reduce infant mortality rates. Nevertheless, in many cases, there is controversy and resistance from the population to join the procedure. In the case of varicella vaccine, the World Health Organization recommends its inclusion in the childhood vaccination schedule, especially in countries where the injury is a major public health problem, and that can sustain a program with high vaccination coverage. In Brazil, only recently the inclusion of immunobiological in the calendar of the National Immunization Program, propitious occasion to investigate the representations, attitudes and parental beliefs about the implementation of the varicella vaccine in filhos.Com to investigate the social representations, attitudes and beliefs of the parents or guardians of children 12 to 24 months, about the varicella vaccine. Descriptive study with a qualitative approach, conducted from field research, using the theoretical framework of the Theory of Social Representations, made possible by the structural approach based on the Central Nucleus Theory. Data were collected in two stages, the first by the technique of free association of words from inducing presented theme. The database was processed in EVOC software. The second time was carried out semi-structured interviews with part of the first phase members, whose content obtained allowed to establish categories of análise. No together the elements that appear as social representations of the child varicella vaccination, point out its constitution in two axles, positive by important signs and immunity, and the relatively negative other, with the word pain. The highlighted categories were: Care revealed from different perspectives and multiple reasons to vaccinate or not the child. As mentioned care to prevent infectious diseases, suggest the vaccine as an important act of care for the child, as well as full screen hygiene practices. Check out some signs of popular attitudes and beliefs that contribute to some degree to justify certain behaviors considered as inadequate for science or unfounded. There is good acceptance parent or guardian to join the varicella vaccine. Despite the reference about the lack of information, they can understand that the benefits offered by immunization outweigh any inconvenience that may cause in children.
Palavras-chave: Vacinação
Crianças
Representação social
Vaccination
Children
Social Representation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Atenção à Saúde
Citação: CORREIA, Sara Fernandes. Social representations, attitudes and beliefs of parents about the varicella vaccination.. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3156
Data de defesa: 14-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde

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