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Tipo do documento: Dissertação
Título: ENTRE POETAS E PROSADORES TOCANTINENSES: ESTUDO E PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Autor: Silva, Rubens Martins da 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Machado, Lacy Guaraciaba
Segundo membro da banca: Cruz, José Manoel Sanches da
Resumo: Este trabalho tem início com uma reflexão sobre os rumos e os papeis da Literatura, considerando-a como parte de uma disciplina denominada Linguagem, numa interdependência mútua com o estudo da Língua Portuguesa, da leitura e da produção textual; num esforço para se promover a centralidade na leitura no ambiente escolar pelo estudo da literatura tocantinense, para a realização de práticas de leituras em sala de aula. Para a constatação dessa vertente partiu-se das seguintes questões norteadoras: O que representa a Literatura tocantinense para os professores e alunos do ensino médio? Os contos, as poesias e os romances tocantinenses são gêneros textuais de grande relevância para os professores e alunos? Hipoteticamente, sustentou-se que a Literatura tocantinense tem conteúdo expressivo para os processos de leitura e que sua relevância não é percebida porque as escolas não exploram os estudos das publicações regionais. Tomou-se então como aporte teórico as concepções de Iser (1996); de Jauss (1979); de Ricouer (2005); dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); das Orientações Curriculares Nacionais (2006); de Orlandi (2006); e de Soares (1999), dentre outras. As discussões apresentadas dissolveram-se em três pontos. No primeiro, apresentaram-se concepções sobre os rumos e os papéis da Literatura perante a observação de seus significados e de suas contextualizações para a formação de leitores. No segundo, fez-se a análise sobre a literatura tocantinense, tomando como base as obras O Quati e outros contos (2001) de Fidêncio Bogo, Cinzas Acesas (2009), de Isabel Dias Neves (Belinha) e A morte no Bordado (2009), de jjLeandro. No terceiro, apresentaram-se concepções sobre os processos basilares da Literatura para a formação de leitores, tendo como delineamento a verificação de seu lugar nos estudos da linguagem, nos discursos de professores, nos projetos desenvolvidos pelas escolas. Nesse sentido, foi apresentada ao leitor literário a provocação de que a literatura tocantinense tem grande respaldo para as atividades práticas de leitura e para a consolidação da aprendizagem nos espaços da sala de aula.
Abstract: This work begins with a reflection on the tendencies and roles of Literature, considering it as part of a discipline called Language, in a mutual interdependence with the study of Portuguese language, reading and textual production, in an effort to promote the crucial act of reading in the school environment for the study of literature Tocantins in the activities of reading practices in the classroom. For the realization of this aspect, these are the work guiding questions: what is the meaning of Tocantins literature for teachers and high school students? Are the short stories, the poems and novels from Tocantins textual genres of great relevance for teachers and students? Hypothetically, it was discussed that the Tocantins Literature has expressive content to the processes of reading and that its relevance is not perceived because schools do not explore the study of regional publications. Then, the conceptions of Iser (1996), Jauss (1979), Ricouer (2005), the National Curricular Parameters (1998), the National Curriculum Guidelines (2006), Orlandi (2006) and Soares (1999), among others. Discussions in this work took three directions. In the first, some conceptions on the tendencies and roles of Literature for the training of readers. In the second, Tocantins Literature was analyzed based on the works O Quati e outros contos (2001), by Fidêncio Bogo; Cinzas Acesas (2009), by Isabel Neves Dias (Belinha); and A morte no Bordado (2009), bye jjLeandro. In the third, the basic concepts about the processes of Literature for the training of readers were presented aiming to verify their importance in the studies of language, in the discourse of teachers, and in the projects developed by schools. Thus, it was presented to the literary reader the provocation that Tocantins literature has great value to the practical activities of reading and for the consolidation of learning in the classroom spaces.
Palavras-chave: Crítica Literária
Literatura Tocantinense
Formação de Leitores
Literary Criticism
Tocantins Literature
Training of Readers
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: SILVA, Rubens Martins da. ENTRE POETAS E PROSADORES TOCANTINENSES: ESTUDO E PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3166
Data de defesa: 2-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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