Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3169
Tipo do documento: Dissertação
Título: A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NA LITERATURA GOIANA: DOIS AUTORES, DUAS OBRAS.
Autor: Borges, Patrícia Espíndola 
Primeiro orientador: Lima, Maria de Fátima Gonçalves
Primeiro membro da banca: Machado, Lacy Guaraciaba
Segundo membro da banca: Silva, Débora Cristina Santos e
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo discutir a metaficção historiográfica nos livros A Casca da Serpente, de José J. Veiga e Sete Léguas de Paraíso, de Antônio José de Moura, baseando-se nos estudos teóricos de Hayden White, George Lukács, Aristóteles e Linda Hutcheon, dentre outros. Inicialmente discuti-se a concepção de história e literatura e seus respectivos discursos. Em seguida, faz-se uma breve evolução do romance, enfatizando as semelhanças e distinções existentes entre o romance histórico e a metaficção historiográfica. Valeu-se das características desta, em especial a paródia, a ironia e a excentricidade, para analisar os romances selecionados, de modo a comprovar que o discurso metaficcional historiográfico é recorrente nas respectivas tramas, A casca da serpente e Sete léguas de paraíso. Complementando essa interpretação, recorreu-se a alguns aspectos simbólicos e metafóricos de modo a realçar e reforçar os objetivos propostos. Traçou-se um paralelo entre as narrativas do corpus ativo com referência na teoria explicitada por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoievski. No final do estudo, evidenciou-se como a literatura tem o poder de subverter a história, transformando-a em outros discursos, fazendo com que essa tome uma nova roupagem, levando o leitor a refletir e contestar os componentes do discurso historiográfico.
Abstract: This essay aims to discuss the historiography metafictional in the books A Casca da Serpente, by José J. Veiga and Sete Léguas de Paraíso , by Antônio José de Moura, based on theoretical studies of Hayden White, George Lukács, Linda Hutcheon and Aristóteles, among others. Initially, discuss the conception of history and literature and their respective discourse. Then make a soon evolution of the novel, emphasizing the similarities and distinctions between the historical novel, and historiography metafiction. To be Worth to the features of this, especially the parody, irony and eccentricity, to analyze the novels selected in order to prove that the discourse historiography metafictional recurs in their plots, A Casca da Serpente , and Sete Léguas de Paraíso . Complementing this interpretation, we resorted to some aspects of symbolic and metaphorical in order to enhance and strengthen the proposed objectives. He drew a parallel between the narratives of the active corpus with reference to the theory explained by Bakhtin in Problems of Dostoevsky's poetics. At the end of the study, emerged as the literature has the power to subvert the story, transforming it into other discourses, making it take a new look, taking the reader to reflect and challenge the components of historiography discourse.
Palavras-chave: História
Literatura
Metaficção Historiográfica
Paródia
Ironia
History
Literature
Historiography metafiction
Parody
Irony
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: BORGES, Patrícia Espíndola. A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NA LITERATURA GOIANA: DOIS AUTORES, DUAS OBRAS.. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3169
Data de defesa: 25-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA ESPINDOLA BORGES.pdf744,04 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.