Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3176
Tipo do documento: Dissertação
Título: GILBERTO MENDONÇA TELES E JOSÉ FERNANDES (Influências e diálogos pertinentes de poesia e crítica).
Autor: Moreira, Suellen Franciely 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Rabelo, Sebastião Augusto
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre intertextualidades, influências e diálogos entre obras poéticas e críticas de Gilberto Mendonça Teles e José Fernandes, uma vez que suas participações no universo crítico-literário representam grandes contribuições para a literatura de Goiás, regional e brasileira, no que se refere às matérias de linguagem artística e estudos da linguagem literária. Pretendemos com esse estudo ressaltar seus elementos linguístico-literários, bem como o diálogo entre eles, considerando que esses dois autores gozam de reconhecimento em grande parte do Brasil, da Europa e do mundo. Por isso mesmo, propomos, com esta investigação, contribuir para a visibilidade e o reconhecimento de suas obras e pensamentos em seus locais de nascimento e produção. Primeiramente, discutimos a arte da construção poética; da metalinguagem; do saber fazer-ver e de questões da imagética. Em seguida, tratamos de questões como poética, poesia, humor, ironia e erotismo. Posteriormente, abordamos a práxis universal, destacando a retórica, os símbolos e a alegoria. A análise e a fundamentação teórica partiram das perspectivas e enfoques dos próprios críticos/autores em pauta, em consonância com os grandes pensadores da linguagem artística que contribuem sobremaneira para os estudos linguísticoliterários. Antecipamos que não houve uma conclusão definida, pois a arte da linguagem é matéria viva, portanto, não há axiomas, mas sim sugestões/ indagações a serem aventadas.
Palavras-chave: Diálogo
Gilberto Mendonça Teles
José Fernandes
Poesia
Crítica
Dialogue
Gilberto Mendonça Teles
José Fernandes
Poetry
Criticism
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: MOREIRA, Suellen Franciely. GILBERTO MENDONÇA TELES E JOSÉ FERNANDES (Influências e diálogos pertinentes de poesia e crítica).. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3176
Data de defesa: 29-Nov-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELLEN FRANCIELY MOREIRA.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.