Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3183
Tipo do documento: Dissertação
Título: SER DA LINGUAGEM, O FORA E CEM ANOS DE SOLIDÃO.
Autor: Arruda, Marcos 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Correia, Paulo Petronilio
Segundo membro da banca: Menezes Junior, Antônio da Silva
Resumo: O propósito desta dissertação é apresentar uma análise a partir do ser da linguagem, segundo filosofo francês Michel Foucault, a possibilidade da literatura por meio do pensamento foucaultiano, perpassando ainda por outros filósofos, e também realizar uma análise literária de Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez, vivenciando-se as ferramentas encontradas na arqueologia de um pensamento e buscando-as no ficcional. Para conduzir esta dissertação, a base teórica será sustentada pelas seguintes obras: As Palavras e as Coisas, Ditos e Escritos III, de Michel Foucault (1992-2006); Os conceitos fundamentais da Metafísica - Mundo Finitude - Solidão (2011), que dialogarão com Blanchot - A Conversa Infinita (2010) e com outros saberes, que nos dão, através da filosofia, uma sedimentação apropriada no que se refere ao ser, à linguagem, à transgressão, ao Eros, ao poder e à solidão.. Desde o primeiro capítulo, apresenta-se a literatura moderna foucaultiana; em seguida, trabalha-se conceitualmente o ser da linguagem e antes da análise de Cem Anos de Solidão, procura-se estabelecer a ontologia da solidão, do ponto de vista metafisico Heiddegeriano e pós-metafisico. O conceito de o fora , de Blanchot (2010), surge ao discutirmos a literatura marquesiana como fundamentação epistemológica, ao longo da dissertação construída.
Palavras-chave: Ser da Linguagem
Literatura
Cem Anos de Solidão
Being of Language
Literature
One Hundred Years of Solitude
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: ARRUDA, Marcos. SER DA LINGUAGEM, O FORA E CEM ANOS DE SOLIDÃO.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3183
Data de defesa: 15-Fev-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS ARRUDA.pdf535,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.